sonho lucido , ACORDADO

SONHO LÚCIDO – QUAIS AS VANTAGENS DISSO

Sonho lúcido: as vantagens de estar acordado em seus sonhos
Retirado de <https://hypescience.com/sonho-lucido/>

Você sabe o que é um sonho lúcido?

É quando você está dormindo incrivelmente bem, mas tem consciência disso. Parece um tanto bizarro, mas, segundo uma nova pesquisa, essa sensação de saber que você está dormindo pode trazer alguns benefícios que não são de se jogar fora.

Especialistas da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, dizem que aqueles que experimentam um sonho lúcido, o fenômeno em que alguém que está dormindo pode reconhecer que de fato está sonhando, pode resolver problemas no mundo real muito melhor do que aqueles que permanecem inconscientes durante o sono até acordar.

O conceito de sonho lúcido foi explorado no filme Inception (A Origem, 2010), onde os sonhadores foram capazes de detectar incongruências dentro do seus próprios sonhos.
Sonhos lúcidos: aprenda a controlar os seus sonhos
Acredita-se que algumas pessoas são capazes de fazer isso por causa de um nível mais alto de percepção, ou seja, seus cérebros são capazes de detectar que eles estão em um sonho, porque os eventos não fariam sentido algum se não estivessem nessa circustância.

Essa capacidade cognitiva é traduzida para o mundo real quando se trata de encontrar a solução para um problema através da identificação de conexões ou inconsistências não tão óbvias, dizem os pesquisadores. O estudo do Dr. Patrick Bourke, professor titular da Faculdade de Psicologia de Lincoln, representa o primeiro do tipo que demonstra a relação entre os sonhos lúcidos e a habilidade de ter insights.

Segundo ele, acredita-se que, para ter essa capacidade de “sonhar acordado”, você deve ver além da realidade esmagadora de seu estado de sonho, e reconhecer que aquilo de trata de um sonho.

Algo que, digamos, não é tão simples assim. Essa capacidade cognitiva é possível em cérebros que são, resumindo, mais treinados. E se dormindo essa parece uma capacidade inútil, quando a pessoa está acordada, se manifesta de uma maneira muito valiosa: na hora de ter ideias. Ela se transforma na capacidade que algumas pessoas têm de pensar diferente dos outros na hora de encontrar soluções para problemas que parecem becos sem saída.

O estudo do sonho lúcido

O estudo analisou 68 participantes com idades entre 18 e 25 anos que tinham experimentado diferentes níveis de sonho lúcido, que iam de “nunca vi, nem comi, eu só ouço falar” a invejáveis “várias vezes por mês”.

Eles foram convidados a resolver 30 problemas projetados justamente para testar a capacidade de ter insights. Cada problema consistia em três palavras e uma palavra solução. Cada uma das três palavras podiam ser combinadas com a palavra solução para criar uma nova palavra composta.

Os resultados mostraram que as pessoas que costumam ter o tal do sonho lúcido resolveram 25% mais problemas do que as pessoas que não têm sonhos lúcidos. Ou seja: ter sonhos lúcidos parece um bom hábito.

E você, tem sonhos lúcidos? Compartilhe conosco nos comentários! [ScienceDaily]

POR: GABRIELA MATEOSEM: 3.09.2014 | EM BEM-ESTAR, PRINCIPAL | TAGS: SONHAR, SONHO, SONHO LÚCIDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com