PSI E ENTROPIA

PSI E ENTROPIA

por Professor Carlos Alberto Tinoco – Faculdades Integradas Espírita – yogatatva@yahoo.com.br

Este pequeno artigo lança idéias sobre a criação de modelos matemáticos sobre o modo como a Psi decai com a distância. Partindo de evidências atuais sobre esse possível decaimento, postula que o “Campo da Consciência” produz uma entropia (S) negativa no espaço. A equação S=f(x,y,z), onde x,y e z são as coordenadas cartesianas, é o que se procura estudar aqui.
Palavras Chave: Psi, Campo da Consciência, modelos matemáticos, entropia.

Geradores de Eventos Aleatórios (GEA) são equipamentos tão sensíveis quanto se deseja.  Os mais modernos são ativados por decaimentos radioativos, ou seja, eventos totalmente aleatórios.
Pesquisas parapsicológicas atuais revelaram que os GEAs.  São sensíveis aos desejos, às intenções dos pacientes em testes.  Não se sabe qual a explicação para essa intrigante correlação entre a mente dos pacientes e os GEAs. Tudo leva a crer na existência de um campo, chamado por RADIN (1997) de “Campo da Consciência” e as suas implicações de “Efeitos do Campo da Consciência”.

Ainda RADIN (1997) propôs que o “Campo da Consciência” possui as seguintes propriedades:

1 – a consciência se estende além do indivíduo e possui propriedades semelhantes ao campo quântico, afetando a probabilidade dos eventos;

2 – a consciência “injeta” ordem nos sistemas em proporção à ‘força’ da consciência presente;

3 – a força da consciência em um indivíduo flutua de momento a momento e é regulada pelo foco da atenção.  Alguns estados de consciência possuem focos de atenção mais elevados que outros;

4 – quando os indivíduos de um grupo estão todos com a atenção voltada para diferentes objetivos, então, a consciência grupo e a coerência mental do grupo são, efetivamente, zero, produzindo assim, perturbações diversas;

5 – sistemas físicos de toda espécie respondem ao campo da consciência quando este se torna mais ordenado (a consciência mais forte ou o campo de consciência mais ordenado ou mais coerente, produz ordem nos sistemas de modo mais evidente).

O termo “consciência” aqui empregado se refere à mente individual, e não à mente transpessoal.   No Yoga, a primeira é denominada CHITTA e a segunda, CHIT.

ENTROPIA

O conceito de entropia é originário da Teoria Cinética dos Gases.
A expressão matemática da entropia é S = k ln (P), onde S é a entropia, k é a constante de Ludwig Boltzmann, e P é a probabilidade do sistema se encontrar no estado de entropia igual a S.
A entropia mede o “grau de desordem” de um sistema físico.  Quanto maior for a entropia, mais desorganizado estará o sistema, mais homogeneizado, mais uniforme estarão as suas partes componentes.  Assim, por exemplo, uma biblioteca estará organizada quando os seus livros estiverem separados por temas, por assuntos e finalmente, por autores.  Ao contrário, se a biblioteca estiver misturada, perde-se a capacidade de encontrar os títulos desejados e se diz que ela possui elevada entropia.
Os campos eletromagnéticos possuem a propriedade de baixar a entropia (Ver TINOCO, 1982).  Qualquer campo tem a propriedade de organizar um sistema físico.

ENTROPIA E PSI

Como já foi dito acima, a presença da consciência produz um “Campo da Consciência”.  GEAs. colocados na presença de “Campos de Consciências”, produzem redução da entropia.  É como se a presença da consciência afetasse o espaço em seu derredor, gerando um campo de entropias.

Em uma linguagem matemática, S = f (x,y,z) onde x,y e z são as coordenadas cartesianas de um espaço tridimensional.

Como a presença de GEAs dentro de campos de consciência pode produzir traçados dos eventos, para cima ou para baixo (ver figura abaixo), pode-se dizer que S=k ln (P).

Psi cai com a distância?

É cedo para se afirmar qualquer coisa definitiva sobre esse intrigante assunto.  Fiona Steinkamp examinando testes feitos com as antigas cartas Zener, sobre os efeitos da distância entre a pessoa que advinha as cartas viradas e a localização das próprias cartas, encontrou declínios de acertos proporcionais ao aumento da distância.

Também RADIN (2008), fazendo pesquisas sobre a influência da distância em testes controlados de DMILS (Direct Mental Interactions with Liv ing Systems), encontrou resultados que sugerem decaimentos do efeito PK com a distância, mas diz que ainda nada se pode afirmar sobre o assunto.

Caso seja verdade que o “Campo da Consciência” decai com a distância, pode-se dizer que S = f (x,y,z) e que

01,onde r seria dado por:02

CONCLUSÕES

Conforme foi dito acima, nada se sabe de conclusivo sobre o decaimento da Psi com a distância.  Mais estudos sobre o tema são necessários.  Quando as pesquisas apontarem para resultados nessa direção, com certeza as equações da teoria do campo muito poderão auxiliar nesse sentido.  Refiro-me às equações já conhecidas da teoria do campo, com os seus operadores.

REFERÊNCIAS

RADIN, Dean (1997). The Conscious Universe. San Francisco, HarperEdge, p. 31;
RADIN, Dean (1997). Idem, pgs. 160-161;
RADIN, Dean (2008). Mentes Interligadas. São Paulo, Ed. Aleph, pg.190-193;
STEINKAMP, Fiona (2008).In. RADIN, Dean.Mentes Interligadas. (2008) São Paulo, Ed. Aleph, pg. 192; TINOCO, Carlos Al

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com