O-EFEITO-KIRLIAN-É-REAL

O EFEITO KIRLIAN É REAL?

A EXPLICAÇÃO DO PROF. NEWTON MILHOMENS PARA O EFEITO KIRLIAN:

Hoje em dia, a Bioeletrografia (novo nome da Kirliangrafia) já é considerada como um FATO CIENTÍFICO pela Academia de Ciências da Rússia e por vários outros organismos internacionais, inclusive pela própria UNESCO/ONU e já é até recomendada como instrumento auxiliar para a Prática Médica pelo Ministério da Saúde da Rússia, conforme você verá mais adiante, no item apropriado.

Hoje em dia, a Bioeletrografia já está sendo utilizada e aceita como instrumento auxiliar em pesquisas, para a confecção de diversas Teses de Mestrado, Doutorado e até mesmo de Pós-doutorado, apresentadas a diversas Universidades Brasileiras, como UNICAMP, UFRJ, UFSC, UFRGS (Pelotas-RS), UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (MG) e muitas outras mais, como serão mostradas mais adiante, no item apropriado.

Para compreendermos o que é o Efeito Kirlian, teremos que, em primeiríssimo lugar, entender como se processa o fenômeno físico e elétrico que é conhecido como Ionização.

Se o leitor prestar bastante atenção na seqüência dos tópicos abaixo expostos, seguidos da explicação do Dr. Korotkov, ainda mais adiante, vai ficar até muito fácil entender o Efeito Kirlian, ou seja, entender o que uma Máquina Kirlian realmente fotografa.

Se você já tiver algum conhecimento de Física, alguns conceitos poderão lhe parecer primários, mas tal explicação, a nível primário, se faz muito necessária, para aqueles que não são Físicos, a fim de desfazer vários equívocos publicados por leigos em Física sobre oEfeito Kirlian, o que tem dado margem a muita confusão, especialmente para aqueles que não são Físicos.

O QUE SERÁ O HALO COLORIDO?

Diversas hipóteses têm sido propostas, mas a que mais consistência apresenta, cientificamente falando, na atualidade, é aquela que é conhecida como O Modelo Bioeletrográfico, ou Modelo GDV (do inglês Gas Discharge Visualization), de autoria do Físico russo, Dr. Konstantin Korotkov, PhD e explicada fisiologicamente pelo Prof. António Marquês, de Portugal.

EXPLICANDO O GDV:
Antes de entrarmos diretamente na explicação do Modelo GDV, precisamos ter uma noção básica do fenômeno elétrico conhecido como Ionização.

Para melhor entender a Ionização, deveremos fazer uma revisão no nosso conceito de átomo e de seus componentes principais, o núcleo e a eletrosfera.

OS ELÉTRONS LIVRES:
Se um elétron, por um motivo qualquer, se desprende do átomo, deixando de girar em torno do núcleo, e sai viajando livremente, entre os demais átomos do meio ambiente, recebe o nome de “elétron livre”. Toda vez que um “elétron livre” volta a ser um elétron comum emite um “fóton de luz”, ou seja, produz luz, ilumina o ambiente.

IONIZAÇÃO:
Na realidade, todo elétron livre é um Íon, bem como todo e qualquer átomo que esteja desfalcado de elétrons no último orbital também é chamado de Íon. Os elétrons livres são os Íons Negativos e os átomos que perderam elétrons são os Íons Positivos.

IONIZAÇÃO NOS LÍQUIDOS:

Uma corrente de íons negativos sai do eletrodo negativo para o eletrodo positivo.

Uma corrente de íons positivos sai do eletrodo positivo para o eletrodo negativo.

Em ambos os eletrodos há uma fraca produção de luz.

IONIZAÇÃO NOS GASES E VAPORES:
Nos gases e vapores, os átomos e os íons são ainda muito mais livres e afastados do que nos líquidos. Quando ocorre a ionização num meio gasoso e/ou vaporoso, quase que imediatamente, todo o ambiente fica iluminado.

NOSSO CORPO EXALA GASES E VAPORES PELOS POROS DA PELE:
Como resultado do metabolismo celular de nossos corpos, diversas substâncias químicas são liberadas e, no final, são exaladas sob a forma de gases e/ou vapores pelos poros da pele, como o suor, uréia, CO2, NH4, SO2, etc, inclusive os feromônios. Este fato pode ser demonstrado através de um Espectrofotômetro.

EXALANDO GASES E VAPORES:
A todo instante, nossos corpos estão exalando gases e/ou vapores, inclusive os feromônios, vapores cujo odor promove a atração sexual entre os homens e as mulheres

CORES E ESTRUTURAS GERADAS NUM ESPECTROFOTÔMETRO:
A todo instante, nossos corpos estão exalando gases e/ou vapores, inclusive os feromônios, vapores cujo odor promove a atração sexual entre os homens e as mulheres.

O QUE NÃO É UMA FOTO KIRLIAN:
A Foto Kirlian, em absoluto, não é a Foto da Aura, também não é a Foto dos “Corpos Sutís” (corpo astral, corpo etérico, chacras, etc) nem da Auréola ou Aura dos Deuses Indianos, que aparece em torno de suas cabeças, segundo a Tradição Religiosa dos Indianos.
Também não é a Foto da Auréola ou da Aura que aparece em torno das cabeças dos Santos da Igreja Católica, segundo a Tradição Católica.

O QUE É MESMO FOTOGRAFADO?
O dedo é colocado pressionado na superfície do filme, o que é ionizado pelas descargas elétricas, na superfície superior do filme, são os gases e/ou vapores exalados pelas papilas digitais.

Como esses gases e/ou vapores são produzidos pelo metabolismo celular, está claro que indicarão como se encontra o estado de saúde orgânica e psíquica da pessoa, inclusive, até mesmo, sua sexualidade, devido à exalação dos feromônios.

COMO FUNCIONA UMA MÁQUINA KIRLIAN?
Um gerador de alta voltagem que é conduzida à placa onde se coloca o dedo (à direita) e, entre o dedo e a placa, um filme fotográfico. Quando a placa está energizada, os gases e vapores que saem pelos poros das papilas digitais são, então, ionizados.

Fonte: http://www.kirlian.com.br/


O QUE É O EFEITO KIRLIAN

Pesquisa sobre Kirliangrafia:

– Parte do artigo Revista Espiritismo e Ciência nº 34.

Ironildo Bosseli – Departamento de Pesquisas Psicobiofísicas da Fundação Espirita Américo Bairral. Pertence ao conselho curador, desenvolveu pesquisas na área científica do Espiritismo com relação à fotografia Kirlian durante 8 anos com milhares de fotos e objetos.

 

Conclusão:

“O efeito Kirlian não é uma foto da aura, nem do etérico. É o efeito Corona que se forma a partir dos seres vivos – Plantas, animais e até metais – Por ionização do ar provocada por corrente de alta freqüência, alta tensão e baixa amperagem, mais sudorese, gazes (vapores corporais), temperatura.

Quando se faz uma foto só do metal, se produz as cores vermelho e azul, ou só vermelho ou só azul, é preciso um exame acurado na estrutura da câmera utilizada. Experimentamos fotos em médiuns em psicofonia, de passistas e pacientes antes e depois dos passes, crianças, grávidas. Mesmo no campo espirita não há nada que proporcione segurança nas conclusões. As cores variam de acordo com o aterramento da máquina, variáveis físicas interferem nas estruturas dos halos e das cores.

Ironildo não sabe se há algo que se salve nas experiências Kirlian, mas levanta um aspecto interessante, o fantasma existente numa folha inteira que é cortada. Mesmo assim não é conclusiva, podem surgir outras explicações sobre esse fenômeno.

Conclui Ironildo, que não há qualquer possibilidade de diagnósticos a partir das fotos, já que ela não produz fotos padronizadas”.

Reportagem de Gilberto Schoereder

 

 

 

15 comentários em “O EFEITO KIRLIAN É REAL?”

    1. Sinto Nilza, o artigo é técnico e tenta se aproximar da verdade. As vezes é melhor a verdade do que os efeitos místicos tão enganadores que vemos tanto na internet mundial. Estamos aqui para elucidar e esclarecer e tentar ajudar o conhecimento espiritual mundial. Abração.

      1. Penso que a “sua” verdade precisa de maiores informações. A bioeletrografia é comprovada cientificamente e usada em vários países, inclusive no Brasil, como uma técnica para auxiliar em diagnósticos médicos. O problema são pessoas com a cabeça fechada e que só aceitam suas próprias conclusões como verdadeiras. Se utilizada uma máquina confiável, de boa procedência e uma pessoa capacitada para fazer a leitura das fotos, é de grande ajuda, pois podemos ver doenças físicas, mentais e emocionais antes mesmo que elas se instalem no corpo físico. Não tem nada de místico e sim de científico. Vale a pena se informar melhor a respeito.
        Abraços

        1. Kika,
          Bem-vinda!
          É que a new age distorceu a Bioeletrografia como se fosse “leitura de aura”, ok.
          E é isso que está incorreto!
          Quanto a outros usos medicinais, com certeza devem haver pesquisas e benefícios de tratamentos, mas tais pesquisas eu não conheço.
          Compreendi o que quiz dizer.
          Paz e Luz,
          Dalton

    1. Jadir Argemiro Nogueira filho.

      Considerando que o corpo humano emite e recebe energia um corpo interage com outro corpo (deu física e química ) verificar a possibilidade de um campo magnético repilir outros corpos ( vírus covid 19)

  1. Em algum lugar existe um artigo que mostra um experimento kirllian com vários voluntários que foram fotografados a noite e em dado momento uma pequena luz apareceu em dois ambientes diferentes. Após algum tempo descobriram que duas mulheres estavam gráfica. Isso sugeriu que algo energetico havia entrado no quarto. Poderia ser a consciência ou a alma? Alguém tem conhecimento desse artigo?

    1. Roberto,
      Há muitas refutações sobre a fotografia Kirliam, faltam mais pesquisas sérias. Já assisti uma palestra de um pesquisador aqui em Curitiba, que desmontou a Fotografia Kirliam, pois não é foto da aura, é um campo elétrico natural. Por outro lado ouvi dizer de alguns terapeutas, que mesmo aceitando tal refutação, ainda alegaram que obtiverem bons resultados nos tratamentos dos pacientes. Daí minha postura ponderada de sugerir mais pesquisas. Não dá para simplesmente negar ou acreditar.
      O artigo que citou, eu desconheço.
      Obrigado por comentar.
      Paz e Luz,
      Dalton

  2. Olá pessoal, eu tive minha experiência com a foto kirlian junto com vários colegas de trabalho, e as interpretações foram realmente incríveis, e se encaixou perfeitamente a cada um, a minha foi surpreendente brilhante e se destacou, acredito que seja o resultado de anos me trabalhando energeticamente e espiritualmente.Acredito que seja eletricidade sim, somos campos magnéticos, e uns são mais energizados que outros e isso causa uma atração entre os seres ou a falta dessa energia repele, eu acredito na foto kirlian, mas o principal é conhecimento de quem a interpreta, também não dúvida da física.

  3. José Silva Rocha

    Muito esclarecedor seu artigo, Dalton.
    Kardec recomendou que quando a ciência provasse algo contrário às nossas crenças, que ficássemos com a ciência.

  4. Leonardo S. C.

    Saudações, obrigado pelas elucidações.
    Só fiquei me perguntando por que a aura não pode ser considerada como estes campos magnéticos citados.
    Abraço.

    1. Os campos eletromagnéticos podem ser facilmente constatados pela ciência e mensuráveis por aparelhos, mas a aura e o duplo etérico não! Há novos aparelhos russos que alegam ler a aura coisa e tal, mas são aparelhos meramente comerciais e não os conheço para afirmar que funcionam. O problema da prostituição comercial é esta. https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/aparelho-fotografa-a-aura-humana-142160.html
      Espíritos conceituados que psicografaram por Chico Xavier como Emmanuel e também André Luiz, insistem em atribuir a expressão “magnético(a)” ao passe e a aura conforme você me pergunta.
      No entanto, me sinto a vontade em discordar deles, mesmo eles sendo espíritos do bem, mas não são necessariamente evoluídos e a mitificação espírita sem noção é também um fato – mitificar significa transformar em mito, porém quem não possui bagagem intelectual para questionamento, está mais susceptível a mitificar os ídolos escolhidos. A questão é que os espíritos não são perfeitos e nem sabem tudo e estão evoluindo como nós. Andréa Luiz era / é – médico e estudante da consciência. Eu sou engenheiro e estudante de consciência também. Um monte de minhas percepções e conceitos contrariam o senso comum, que já cultura popular estabelecida nos meios espíritas / espiritualistas. No entanto, eu insisto em discordar em muitos pontos de um monte deles, inclusive de grandes nomes de médiuns encarnados e operosos em seus trabalhos idôneos, pois mesmo sendo idôneos, não são perfeitos. Se você dissecar meus livros vai ver que explico profundamente meus pontos de vista CONTRÁRIOS ao senso comum espiritualista, inclusive cito as fontes, as bibliografias em que retiro minha argumentação. Pode ser, que num futuro longínquo, a ciência comprove que eu estou errado. Sim, também é possível. Talvez descubra-se que a aura seja um campo eletromagnético com frequência muito alta e muito sensível para os aparelhos e conhecimento científico atual. Eu, serenamente admito essa possibilidade, pois sou um pesquisador em busca da verdade, e não em busca em ter razão absoluta e fincar o pé num ato de teimosia. Mas, por enquanto, minha intuição me diz o contrário, que as energias da aura.
      Obrigado por perguntar.
      Paz e Luz,
      Dalton

  5. Desejo comprar um equipamento para fazer fotografia kirlian. Porém um equipamento que pudesse utilizar camera digital. Poderia me indicar onde comprar?

    1. Sim, existem equipamentos disponíveis no mercado que permitem fazer fotografia Kirlian usando uma câmera digital. Esses dispositivos são chamados de “câmeras Kirlian digitais” ou “câmeras de bioeletrografia”. Basta procurar na web com estas palavras chaves e comparar preços e condições.
      Abraços,
      Dalton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com