ENXAQUECA ASPECTOS ENERGÉTICOS E ESPIRITUAIS

ENXAQUECA: ASPECTOS ENERGÉTICOS E ESPIRITUAIS

Pode ser causada por influência obsessiva ou ter origem em vidas passadas, mas não é possível generalizar.

Antes de comentarmos os aspectos energéticos e espirituais, cumpre-nos dar uma rápida repassada no conceito e na sintomatologia da enxaqueca.

A enxaqueca é também denominada de hemicrânia ou migrânea, além de ser, impropriamente, denominada de hemialgia, cefalalgia ou até cefaleia. No vernáculo popular recebe denominações regionais como mururu ou macacoa.

Trata-se de uma dor de cabeça neurovascular, recidivante, em geral intensa e pulsátil, devido à constrição seguida de dilatação das artérias da cabeça. Sua causa não está totalmente esclarecida. Costuma vir em associação com diversos sintomas, que são variáveis, mas, em resumo, os mais comuns são: dor de cabeça, latejante ou não, dor no pescoço, nos olhos, no rosto, na testa e nos dentes, náuseas ou vômitos, sensibilidade à luz, sensibilidade ao barulho ou ao cheiro. Em geral há visualização de flashes luminosos, visão embaraçada, tonturas, vertigem, ansiedade e fadiga.

Aura da enxaqueca: Denomina-se de aura da enxaqueca os sintomas que precedem a crise de dor. São percepções visuais estranhas ou sensoriais que podem levar minutos ou horas antes da dor.

Causas: A enxaqueca pode ter causas orgânicas da vida atual, causas oriundas de vidas passadas e causas com forte participação de influências espirituais desequilibradas, ou seja, obsessões.

Causas da vida atual: Tanto a aura da enxaqueca bem como toda a enxaqueca podem ter causas totalmente orgânicas e aparentemente oriundas de fatos da vida atual, por exemplo: parto traumático por fórceps. No entanto, as condições fisiológicas do feto e da parturiente foram exteriorizadas ou construídas pelos modelos perispirituais da mãe e do filho, isto é, as tendências que ambos traziam arquivadas nos campos energéticos do corpo espiritual – construídas em vidas passadas – ocasionaram essa tendência para a lesão pelo trauma de parto.

Causas em vidas passadas: Em mais de um caso, constatamos em terapia regressiva às vivências passadas que pacientes atualmente com enxaqueca foram vítimas de violentos traumas cranianos em reencarnações anteriores, às vezes em mais de uma vida. Alguns até com ferimento de morte na cabeça. Tal constatação permite concluir que, nem sempre, a enxaqueca está relacionada a uma falta grave cometida em vida anterior, mas, a um trauma grave que sofreu, persistindo as “feridas da alma” não cicatrizadas.

Outra situação ocorre quando houve, realmente, uma falta grave em vida anterior e a recordação inconsciente dessa falta, recalcada no inconsciente (espírito), cria um “nódulo de forças mentais desequilibradas” (ou a denominada “zona de remorso”[1]). Este nódulo de forças desequilibradas produz ondas contínuas em circuito fechado, atingindo o perispírito e lesando o corpo físico, ocasionando a patologia (no caso, enxaqueca). O distúrbio orgânico ou patologia está sendo uma drenagem das energias, visando a eliminar o problema que tende a se curar, caso haja uma mudança do padrão mental.

Causas decorrentes de influências espirituais desequilibradas: Em geral, as influências espirituais não são o único fator ou a causa primária, mas são fatores complementares. A origem de toda influência espiritual desequilibrada é, via de regra, uma consequência de problemas do próprio indivíduo que atraiu o espírito perturbador, ora designado obsessor. Temos observado na vida profissional e nas lides mediúnicas espíritas a presença constante, junto ao paciente de enxaqueca, de um espírito obsessor que faleceu com ferimento na cabeça e, ainda, está psicologicamente preso ao fato. Esse espírito acha-se imantado à psicosfera da “vítima” com quem teve vínculos em vidas passadas e comprometida com aquele espírito.

Ainda relativo à influência de espíritos perturbados, pode-se constatar a perversa manipulação de ectoplasma por essas entidades obsessoras que inserem artefatos fluídicos, também denominados aparelhos parasitas, no cérebro astral da vítima. A aura da enxaqueca ou todo o quadro clínico da enxaqueca pode ter forte participação de influências espirituais.

Os fatores desencadeantes são muito pessoais e, sobretudo, não são a verdadeira causa das crises da enxaqueca. Assim, salsicha e embutidos, sorvete, feijão, queijo, café, refrigerantes, hormônios, nitratos, stress, alterações climáticas e outros são apenas gatilhos que acionam a explosão da crise. Embora não seja a proposta deste trabalho, convém informar não existirem, até o momento, exames específicos que diagnostiquem a enxaqueca, porém são úteis para excluir outras causas, como tumores etc. O diagnóstico é clínico.

Por que tenho enxaqueca? É uma indagação comum. A resposta é: devido a uma sensibilidade individual, anatômica e fisiológica. Trata-se de um locus minoris resistentiae, ou seja, um local de menor resistência. Mas por que eu tenho essa sensibilidade? Como espíritas, estudamos que a anatomia e a fisiologia atuais refletem as fragilidades ou desarmonias do corpo astral.

Como eu adquiri essa fragilidade no corpo astral, para atualmente ter enxaqueca? Assim como a anatomia e fisiologia atuais refletem fragilidades e desarmonias do corpo astral, por sua vez, estas refletem as desarmonias do corpo mental ou do inconsciente (espírito). Da mesma forma, a razão dos diferentes níveis de gravidade dos sintomas da enxaqueca, de uma pessoa para outra, decorre da individualidade anatômica e fisiológica que reflete a individualidade energética e o histórico de cada espírito encarnado.

Há informações da existência de genes relacionados à enxaqueca. Como adequar esta informação científica aos conhecimentos espirituais? De fato, há cinco estruturas de DNA (genéticas) que predispõem à enxaqueca. Cogita-se em mais de 100 subtipos. Os conhecimentos espirituais explicam que, no caso da enxaqueca, o perispírito foi quem sintonizou e atraiu os genes. O magnetismo do corpo espiritual, isto é, as matrizes energéticas do perispírito estimularam a liberação de um óvulo (oócito de segunda ordem) com a predisposição para este tipo de problema. Em seguida, a célula feminina envolvida e magnetizada pelas vibrações do reencarnante com essa tendência, carregando as energias (fluidos) do histórico espiritual, atrairá o espermatozoide cujos genes vibram na mesma frequência de energia, isto porque portam os genes correspondentes à enxaqueca, neste caso específico em estudo.

Indagam-nos: por que eu tenho enxaqueca, e não o meu irmão gêmeo? Além da epigenética (fator mesológico ou ambiental) ser muito importante, o que significa dizer a vida presente, lembramos que gêmeos podem ter corpos com genes idênticos, mas seus genes tem uma expressividade maior ou menor conforme o diferente magnetismo das matrizes perispirituais que registraram o modus vivendi do passado. Portanto, os genes do seu irmão têm expressividade menor, bloqueados pelo merecimento (neste aspecto), decorrente dos registros energéticos das estruturas astrais.

É correto se considerar que sempre estamos “pagando” erros da vida anterior? Não, não é correto radicalizar. São inúmeros os casos observados de pessoas com enxaqueca que efetuaram terapia regressiva às vidas passadas, por exemplo o Dr. Harrison, oftalmologista, em caso citado pelo Dr. Netherton, que teve grave trauma com seu crânio esfacelado em vida passada. Casos similares, nós também constatamos.

Como tratar a enxaqueca? Acompanhamento médico clássico, terapias energéticas, terapias de regressão às vidas passadas, medicação homeopática que mobiliza energias vitais (fluido vital), tratamento espiritual de eventual obsessão. Todos são válidos, porém, a mudança de atitude é fundamental. Alimentação correta e vida mais organizada, educação, trabalho, pensamentos e sentimentos em equilíbrio. Os pensamentos e sentimentos suaves, de um espírito nobre, emitem ondas de alta frequência, luminosas, brilhantes e perfumadas. Partem do corpo mental, criando no corpo astral campos magnéticos organizados refletindo no corpo físico e modelando um corpo biológico saudável e harmonizado. São os caminhos da cura, nesta vida ou na próxima.

1. Nódulos de forças mentais desequilibradas ou zonas de remorso constituem as dívidas cármicas. Fonte: XAVIER, Francisco Cândido. Evolução em Dois Mundos. Pelo espírito André Luiz. Cap. 19 – Predisposições mórbidas. FEB.

Dor de cabeça, enxaqueca
Dor de cabeça, enxaqueca

Quer uma terapia legal? Aqui: www.caminhoterapeutico.com.br

Quer se virar sozinho sem pagar nada? Aqui: curso 100% grátis Joias da Consciência

Quer fazer um curso pago, mais completo e com acompanhamento? Vivência Terapêutica

19 comentários em “ENXAQUECA: ASPECTOS ENERGÉTICOS E ESPIRITUAIS”

  1. Sofro com essa enxaqueca, que me impossibilita executar tarefas diárias, ler e até mesmo sair para ir a um mercado. Não desejo para ninguém. Sou sozinha nessa batalha e feliz aquele que pode contar com ajuda da família.

    1. Eneida, eu também tenho enxaquecas, mas melhoraram muito. Já ouviu dizer que maioria dos arianos tem enxaqueca? Eu sou ariano. Vou te dar umas dicas simples, vamos lá:

      1. Veja com está de fígado, vesícula, estômago e intestino. Tome um chá de boldo todos os dias 2x ao dia, não há contra-indicações. O intestino tem que estar funcionando bem, coma fibras e vegetais.
      2. Faça exercícios físicos, pode ser tensão muscular ou acúmulo de ectoplasma, não sei dizer, então faça caminhadas e alongamentos. Isso com certeza ajuda em alguma coisa.
      3. Dica boa é tratar com Homeopatia e também com Florais, mas não deve ser ao mesmo tempo para não misturar, procure uma boa Terapeuta Holística.
      4. Usar óleo essencial de Lavanda, fazer Terapia com Aromaterapia;
      5. E ir tentando com essas terapias: Fitoenergética, Reiki, Cura Prânica, Barra de Access, talvez algum tipo de massagem relaxante também ajude nisso.

      É o que ando tentando em minha vida, se não eliminar, deve melhorar, e te garanto já fiz tudo isso que escrevi aí em cima e conheço.
      Espero ter te ajudado.
      Abração

      1. Robinson Marcolla

        Boa tarde Dalton, interessante seu relato… estou em busca de uma causa pra minha enxaqueca há 26 anos, e ainda não encontrei… tentei com a medicina tradicional, inclusive fiz todos os exames…
        Mas vou tentar suas dicas…
        ah, também sou ariano e de sangue ó negativo, quem sabe tenha alguma relação.
        abraço

        1. O sangue não terá relação.
          É coisa cármica de ariano.
          Mas tem que procurar terapias holísticas: homeopatia, florais, reiki, cura prânica, johrei, passe, fitoenergética, meditação, práticas bioenergéticas.
          Quem foi minha terapeuta foi / é minha esposa Andréa – http://www.caminhoterapeutico.com.br
          Esqueça a medicina convencional, mas use os analgésicos necessários com cuidado com o fígado.
          Abandonei os analgésicos, pois me curei em 2020 com 59 anos, mas sempre tomei chá de boldo diariamente no decorrer dos anos, já que usava muito analgésico e mio-relaxantes.
          Superei totalmente a enxaqueca, agora tenho coisa leve eventualmente.
          Tinha dias que tomava 10 comprimidos no decorrer do dia, metade analgésicos e metade mio-relaxantes.
          Não desista.
          Dalton

        2. Olá, sou canceriana, tive enxaqueca por muitos anos, mais de 20 anos da minha vida, sempre achei que fosse hormonal, e com alimentação sem muito cuidado e o estresse piorava, quando ia parar no hospital que chegavam a ser até 3 vezes na semana, os médico diziam que com a menopausa pioraria, me vi desesperada. Tenho hoje 58 anos, e além de uma médica que cuidava de dor onde me tratei, fiz acupuntura por 3 anos seguidos, melhorei muito, tipo 70%, e hoje já na pós menopausa posso dizer com certeza que melhorei 99%, muito difícil ter enxaqueca de novo e quando tenho não chega nem aos pés das que eu tinha.
          Estou muito bem. 🙏
          Acredito muito que foi a acupuntura que me ajudou.
          Nunca desistam de se cuidar.
          A dor não pode fazer parte de nós.

    1. É Patrícia, eu também. As vezes perco um dia inteiro. TRato com homeopatia, florais, aromaterapia, fitoenergética, Apometria, passes, EFT, constelação familiar e não desisto nunca. Já melhorei um pouco. Boa sorte e minha solidariedade a você.

  2. Depois de ler tudo isso, não tinha como deixar de fazer um comentário. Há três anos venho sofrendo com a enxaqueca e descobri uma eplepsia em minha vida. Tenho três filhos pequenos, e passo de 30 dias do mês 29 ruim .. comandada pela enxaqueca. Muitas dores, cansaço, tontura.. não sei mais oq é ter vida. Sou médium de incorporação mais não efetuo. Meu pai tbm era, e assim como eu sofreu a vida toda com fortes dores. E infelizmente morreu de AVC. Tbm sou uma ariana RS que é típico nosso. Lendo tudo isso me fez ter esperança de uma melhora de vida, quem sabe até cura. Afinal eu tenho toda certeza do mundo que minhas dores estão ligadas diretamente ao plano espiritual. E é a partir deste post que vou dar iniciativa a uma longa jornada que espero que seja pra melhor, pq pior não tem como ficar, e viver assim tbm não dá. Muito grata!

    1. Obrigado por comentar Mayara, é animador para mim também.
      Eu fico feliz por poder trazer essas gotas de esperança.
      Trabalhe sua mediunidade onde quiser, mas trabalhe, essas energias têm que serem colocadas para fora, talvez você melhore bem rápido se fizer isso.
      Depois volte aqui e nos avise, vai ser um prazer publicar,
      Dalton

  3. Olá!! Excelente artigo, obrigada! Sofro de enxaqueca, minha mãe sofria e minhas filhas também. Temos tido sucesso com o Johrei, além de procurar fazer atividades físicas e alimentação equilibrada. Minha mãe não tem crises há 10 anos. Eu e minhas filhas ainda temos mas o espaço entre uma crise e outra vem aumentando. Muito obrigada por contribuir com o aprofundamento do conhecimento!

  4. Procurei informação pois no momento estou com enxaqueca , me esclareceu muito , vou retornar a minha médica homeopata , realmente melhora mt minhas crises.

  5. O melhor artigo que ja li sobre enxaqueca… Gratidão por compartilhar! li o comentário de uma moça que disse ter tido epilepsia na infância, eu também tive e sofro de enxaqueca. Teria alguma correlação?
    Já fiz regressão de vidas passadas e constatei uma morte por trauma violento na cabeça…
    Gratidão mais uma vez pelo texto tão esclarecedor!

    1. Karen,
      Bem-vinda!
      Desconheço qualquer correlação de epilepsia com a enxaqueca em si. Creio que isso não procede.
      Um neurologista experiente poderia responder melhor esta questão.
      E sim, um trauma na cabeça em vida passada pode trazer enxaqueca em vida atual.
      Há casos também de pessoas que usaram o intelecto para manipular outras pessoas, usaram a inteligência e retornam com muita enxaqueca.
      Paz e Luz,
      Dalton

  6. Olá!
    Não sou espírita, mas tenho algumas ligações e experiências com o espiritismo. Recentemente me mudei pra uma casa que não me sinto bem, não gosto da energia e também venho sentindo muitas dores de cabeça, remédios não adiantam e quase todos os dias surgem nos mesmos horários da tarde, por volta das 12h a 14h quando estou no trabalho e continuam na volta pra casa, quando eu chego em casa e vai até a hora de dormir, as vezes inclusive acordo já sentindo dor de cabeça. Sou taurina com ascendente em áries. Estou a procura de outra casa para alugar… Acha que tem alguma relação com ambiente?

    1. Lara, é bem provável que tenha sim, e você sendo sensível percebe as energias do ambiente.
      Uma limpeza energética pode limpar e melhorar, você deve fazer o teste e tirar a prova.
      A questão é que não dá para você fazer a limpeza sozinha, teria que chamar algum grupo umbandista ou espírita e não sei se você vai permitir.
      Essa é minha sugestão, espero que vc fique mto bem.
      Dalton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com