CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS CHACRAS

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS CHACRAS

por Wagner Borges – parceiro do Consciencial.Org – www.ippb.org

CHACRAS – OS CENTROS ENERGÉTICOS E OS SEUS BIJAS-MANTRAS*

Definição

Chacras – do sânscrito – são os centros de força situados no corpo energético e que têm como função principal a absorção de energiaprana , chi – do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico.
Os principais chacras são sete – que estão conectados com as sete glândulas que compõem o sistema endócrino: coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, umbilical, sexual e básico.

 

Classificação

Chacra_Coronario_Sahashara

Chacra Coronário – é o centro de força situado no topo da cabeça, por onde entram as energias celestes. É o chacraresponsável pela expansão da consciência e pela captação das idéias elevadas. É também chamado de chacra da coroa. Em sânscrito o seu nome é “sahashara ”, o lótus das mil pétalas. Está ligado à glândula pineal.
Obs.: Apineal é a glândula mais alta do sistema endócrino, situada bem no centro da cabeça, logo abaixo dos dois hemisférios cerebrais. Essa glândula está ligada ao chacra coronário, que, por sua vez, se abre no topo da cabeça, mas tem a sua raiz energética situada dentro dela. Devido a essa ligação sutil, a pineal – também chamada de “epífise” – é o ponto de ligação das energias superiores no corpo denso e, por extensão, tem muita importância nos fenômenos anímico-mediúnicos, incluindo nisso as projeções da consciência para fora do corpo físico.
Bija-mantra Om (ou, às vezes, Brahmarandra**).


Chacra_Frontal_Ajna

 

Chacra Frontal – é o centro de força situado na área da glabela, no espaço espiritual interno da testa. Está ligado à glândula hipófise – pituitária – e tem relação direta com os diversos fenômenos de clarividência, intuição e percepções parapsíquicas. É o chacra da aprendizagem e do conhecimento. Em sânscrito ele é conhecido como “Ajna ”, o centro de comando.
Bija-mantra Om.


Chacra_Laringeo_Vishudda

 

Chacra Laríngeo – é o centro de força situado em frente da garganta. É o responsável pela energização da boca, garganta e órgãos respiratórios. Está ligado à glândula tireóide. Bem desenvolvido, facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chacras da cabeça. É o chacra responsável pela expressão criativa – comunicação – do ser humano no mundo. O seu nome em sânscrito é “Vishudda”, o purificador.
Bija-mantra Ham.


Chacra_Cardiaco_Anahata

 

Chacra Cardíaco – é o centro de força responsável pela energização do sistema cardiorrespiratório. É considerado o canal de movimentação dos sentimentos. Por isso é o chacra mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Está ligado à glândula timo. O seu nome em sânscrito é “Anahata”, o inviolável, o invicto, o som sutil do espírito imperecível.
Bija-mantra Yam.


Chacra_Umbilical_Manipura

 

Chacra Umbilical – é o centro de força abdominal, responsável pela energização do sistema digestório. Está ligado à glândula pâncreas. É considerado o chacra das emoções inferiores. Quando está bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação. Bem desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais. É chamado em sânscrito de “Manipura ”, a cidade das jóias.
Bija-mantra Ram.


Chacra_Sexual_Swadhistana

 

Chacra Sexual– é o centro de força responsável pela energização dos órgãos sexuais. Está ligado às gônadas – glândulas de reprodução – testículos no homem; ovários na mulher. Quando está bloqueado, causa impotência sexual ou desânimo. Quando super-excitado, causa intenso desejo sexual. Bem desenvolvido, estimula o melhor funcionamento dos outros chacrase ajuda no despertar da kundalini . É o chacra da troca sexual e da alegria. O seu nome em sânscrito é “Swadhistana ”, a morada do eu – ou morada do sol; ou a morada do prazer.
Bija-mantra – Vam.


Chacra_Basico_Muladhara

 

Chacra Básico – é o centro de força situado na área da base da coluna. É o responsável pela absorção da energia telúrica e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue. Está ligado às glândulas supra-renais e tem relação direta com os fenômenos bionergéticos e parapsíquicos oriundos da ativação da kundalini*** . O seu nome em sânscrito é “Muladhara ”, a base e fundamento do corpo.
Bija-mantra – Lam.

Obs.: Aqui não estão relacionados os chacras secundários, incluindo nisso o chacra esplênico, em cima do baço. Para ler sobre isso, por favor, acesse o texto “Chacra Esplênico X Chacra Sexual” – nesta mesma seção.

Notas:
* Bija-mantra – do sânscrito – núcleo energético de um mantra; mantra-semente.
** Brahmarandra – do sânscrito, portão de Brahman – é uma definição iogue do orifício central (com suas 12 pétalas em estreita relação com as 12 pétalas do centro cardíaco) situado dentro do chacra coronário. É por isso que vários iogues narram projeções de consciência através do topo da cabeça. Eles fazem a kundalini ascender pelo nádi sushumna – conduto sutil principal que sobe pelo centro energético da coluna – e fluir energeticamente pelo alto da cabeça. É a saída consciente pelo Brahmarandra. Em alguns casos, há também a ativação da glândula pineal no processo.
Obs.: O chacra coronário tem 972 pétalas – raios -, sendo 960 na parte periférica e mais 12 raios em seu núcleo central (960 + 12 = 972). Por motivos simbólicos, os iogues arredondaram logo para mil pétalas.
Ver o texto “Experiências Fora do Corpo Durante a Ativação dos Chacras”, no seguinte endereço específico:
http://www.ippb.org.br/textos/textos-especiais/pensamento/6663-experiencias-fora-do-corpo-durante-a-ativacao-dos-chacras

*** Kundalini – do sânscrito – significa literalmente “enroscada”. Esse nome deve-se ao seu movimento ondulatório que lembra o movimento de uma serpente. Daí a expressão esotérica “fogo serpentino”. Ela também é chamada pelos iogues de “Shakti ” – do sânscrito – a força divina aninhada na base da coluna.
Kundalini nada tem a ver com o sexo diretamente, muito embora seja a energia que ativa e vitaliza a sexualidade. Devido à prática de exercícios tântricos que envolvem a contenção do orgasmo, quando esse conhecimento chegou ao Ocidente foi logo desvirtuado. Hoje, esse tema surge associado a rituais e posturas sexuais aqui no Ocidente. No entanto, o despertar dakundalini é um processo puramente espiritual e energético em essência. Envolve a ativação dos chacras, principalmente dochacra cardíaco, que equilibra e distribui corretamente o fluxo ascendente da shakti ao longo dos nádis . Não significa acender um foguete esotérico no traseiro e decolar pelos nádis ao longo da coluna, como muita gente imagina. “Acender” não significa necessariamente “ascender”.
Esse é um tema complexo. O seu estudo envolve o conhecimento aprofundado dos chacras , dos nádis que correm ao longo da coluna – ida , pingala e sushumna -, e das glândulas endócrinas, bem como um conhecimento básico dos yantras e bijas-mantras específicos para sua ativação.
Particularmente, não gosto do processo de despertar da kundalini que é feito por grupos esotéricos ocidentais. Prefiro o trabalho mais energético e naturalista do Yoga .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com