12 VÍDEOS QUE VALEM UMA SEÇÃO DE COACHING

12 VÍDEOS QUE VALEM UMA SEÇÃO DE COACHING

Quando alguém chega para uma sessão de coaching, a última coisa que vai encontrar é uma resposta pronta para o seu problema de carreira. “O coach não dá a resposta, mas faz com que o profissional pense no que está fazendo, ele incita o indivíduo à reflexão formulando perguntas para ele”, explica Fátima Rossetto, diretora de Talent Development da LHH/DBM.

Os personagens que você vai encontrar nesta lista de 12 filmes vivem uma situação que exige uma mudança – de comportamento, de atitude ou em termos de reação emocional – e também não encontraram as respostas prontas.

Mas, com o auxílio e as perguntas de outras pessoas conseguiram descobri-las.

1. Coach Carter – Treino para a Vida

Coach Carter (Samuel L. Jackson) vai trabalhar como técnico do time basquete do colégio de sua adolescência. Mas o clima que encontra é de falta de respeito, além de performance sofrível. Seu regime de novas regras melhora o desempenho dos jogadores no esporte e também na vida. “Ele começa a treinar um time que não tem bom desempenho e ele questiona qual é o melhor desse time. Mistura isso ao reforço do talento de cada um dos integrantes do time, que é o que um coach faz”.

Coach Carter – Treino Para a Vida
Diretor: Thomas Carter
Ano: 2005
Duração: 136 min

2. Karatê Kid

Daniel (Ralph Macchio) é jovem lutador que deseja aprender karatê e convence o Senhor Miyagi, (Pat Morita) a lhe dar aulas.
“Todas as vezes que o Daniel toma uma atitude, o Senhor Miyagi pergunta para ele com que base ele tomou aquela atitude, se foi à luz da razão ou da emoção”. A especialista lembra que o método do Senhor Miyagi é justamente estimular que Daniel busque respostas. “O senhor Myagi estimula o jovem a pensar qual o talento que ele tem que pode ajudá-lo a dar a resposta para o problema”.

Karatê Kid
Diretor: John G. Avildsen
Ano: 1984
Duração: 127 min

3. Colecionador de Ossos

Amelia Donaghy (Angelina Jolie) é uma policial novata que conta com a ajuda de Lincoln Rhyme (Denzel Washington), ex- perito criminalista que ficou tetraplégico, para investigar os crimes de um serial killer. “O ex-perito pede para que a policial busque as respostas no talento que ela tem para solucionar o caso”. Agindo mesmo como um coach, o personagem vivido por Denzel Washington estimula que a policial faça uma reflexão. “O que o teu instinto diz, ele pergunta para ela”, lembra a especialista. “Ele poderia simplesmente dizer faça tal coisa, mas ele opta por fazer com que ela mesma busque a melhor forma de agir no caso”.

O Colecionador de Ossos
Diretor: Phillip Noyce
Ano: 1999
Duração: 118 min

4. Poder além da vida

O ginasta Dan Millman (Scott Mechlowicz) tem talento e sonhos olímpicos. Sua vida de troféus, festa, motos e mulheres muda completamente quando conhece Sócrates (Nick Nolte). Após sofrer uma lesão, é Sócrates quem o ajuda a descobrir que no fundo ele tem muito a aprender. “O rapaz tem atitudes muito imaturas, conclui as coisas rápido demais, não se dá conta de algumas atitudes e esse coach que o acompanha aparece sempre questionando. Você está usando seu melhor, é uma das perguntas que ele faz”.

Poder Além da Vida
Diretores: Victor Salva, Shalimar Reodica
Ano: 2006
Duração: 120 min

5. Invictus

No filme, Morgan Freeman interpreta Nelson Mandela, recém eleito presidente da África do Sul. Mandela usa o rúgbi para unir os sul-africanos já que a Copa do Mundo de Rúgbi seria realizada pela primeira vez no país. Para isso se reúne com François Pienaar ( Matt Damon) que é o capitão da equipe da África do Sul e o incentiva para que seleção seja campeã. “Tem uma parte interessante quando o jovem capitão vai à entrevista com Mandela e começa a fazer perguntas e Mandela responde com outras perguntas como, por exemplo, o que ele buscava fazer antes de cada um dos jogos”. Mandela faz com que o o jovem repense o formato de liderança que ele adotava no time”.

Invictus
Diretor: Clint Eastwood
Ano: 2009
Duração: 133 min

6. Em Boa Companhia

O jovem publicitário Carter Duryea (Topher Grace) assume a chefia de vendas da revista Sports America, posto que era ocupado por Dan Foreman (Dennis Quaid). “O jovem entra afoito na empresa acha que vai conquistar espaço que não havia sido conquistado antes e o personagem do Dennis Quaid começa a fazer perguntas para ele se ele acha que aquela é a melhor estratégia”. Ao invés de adotar uma postura de mentor, o profissional mais experiente estimula o mais jovem a pensar nas decisões que está tomando, destaca a especialista.

Em Boa Companhia
Diretor: Paul Weitz
Ano: 2005
Duração:170 min

7. Amor sem escalas

A função de Ryan Bingham (George Clooney) é demitir pessoas e ele viaja para os quatro cantos país fazendo isso. Tudo vai bem até que seu chefe contrata Natalie Keener (Anna Kendrick),que desenvolveu um método de videoconferência para desligar funcionários. “O personagem do George Clooney faz com que a jovem profissional vivencie o novo método que ela está propondo para que tire conclusões e pense em um processo que seja mais justo com as pessoas”.
Amor Sem Escalas
Diretor: Jason Reitman
Ano: 2010
Duração: 169 min

8. A Firma

Mitch McDeere (Tom Cruise) é um jovem advogado vai trabalhar com um alto salário e diversas vantagens em uma firma em Memphis.
“A pessoa que vai negociar para que o jovem advogado possa alcançar um novo patamar faz com que ele pense nos valores deles”. De acordo com a especialista, este é o cerne do processo de coaching: fazer com que o profissional pense na ação que adota de uma forma mais estruturada. Ele faz um jogo de perguntas para que o jovem repense a posição dele. “ O que realmente importa, qual a essência da decisão que você está prestes a tomar, são algumas das perguntas formuladas”.

A Firma
Diretor: Sydney Pollack
Ano: 1993
Duração: 154 min

9. Gandhi

https://www.youtube.com/watch?v=kDMbjzdk2Yc

O filme conta a trajetória do indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) que, com manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos. “É o mesmo caso do Invictus, as pessoas que passavam por Gandhi faziam perguntas a ele que, ao invés de responder fazia outras perguntas”. As pessoas, ao pensarem sobre as perguntas feitas por Gandhi, passavam a entender o que estava por trás das decisões do líder.

Gandhi
Diretor: Richard Attenborough
Ano: 1982
Duração: 188 min

10. Como treinar seu dragão

A história gira em torno de um garoto chamado Soluço (Jay Baruchel), que vive na ilha de Berk, onde os combates entre vikings e dragões são corriqueiros. Quando o garoto encontra a melhor raça de dragões começa a tentar inverter essa lógica e mostrar que não é preciso matar os animais e sim treiná-los. “ O garoto faz com o que o dragão entenda o que é preciso fazer. Quando se entendemos o porquê temos o poder de decidir se vamos ou não fazer”.

Como Treinar o seu Dragão
Diretor: Chris Sanders
Ano:2010
Duração: 98 min

11. Menina de ouro

https://www.youtube.com/watch?v=4hiGtiuRiQ4

Frankie Dunn (Clint Eastwood) é um ex- treinador de boxe que passou a vida nos ringues, mas agora tem dificuldade de se aproximar dos outros por conta do afastamento da filha. Depois que a jovem lutadora Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) insiste e mostra determinação ele aceita enfim começar a treiná-la. “Neste filme o técnico faz o tempo inteiro perguntas para a jovem para que ela reflita sobre as coisas”. A jovem aprende a técnica, mas não consegue levar as lutas adiante. “Não basta reproduzir a técnica sem entender qual o sentido daquilo para a sua vida”. Sabendo o sentido, você passa a se entender para aplicar melhor o seu potencial, segundo a especialista.

Menina de Ouro
Diretor: Clint Eastwood
Ano: 2004
Duração:137 min

12. Mr. Holland – Adorável professor

Em 1964, um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música. “O professor faz perguntas, provoca os alunos perguntando por que ocupam aquele espaço, qual o papel de cada um dentro do grupo”. A atuação do professor faz com que os estudantes se coloquem uns no lugar dos outros, lembra a especialista.

Mister Holland – Adorável Professor
Direção: Stephen Herek
Ano:1995
Duração: 140 min

 

Filme, vídeo, filmes, vídeos, resenhas, sinopses, filmes espiritualistas, filmes espíritas, filmes conscienciais, documentários, documentários espirituais, documentários espiritualistas, pesquisa espiritualista, EQM, Experiência de Quase Morte,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com