ALMAS-AFINS

O QUE SÃO ALMAS AFINS

“Almas gêmeas” é uma designação popular, vulgar e cotidiana a descrever o casal formado por duas pessoas de sexos diferentes que seriam metades iguais de uma mesma “alma” e por consequência compartilhando os mesmos gostos, virtudes, defeitos e consequentemente sendo muito felizes.

Também é a designação de pessoas (do mesmo sexo ou não), que possuem muitas semelhanças, ou melhor, muitas afinidades ou coisas parecidas. Por assim ser, possuem forte potencial para se relacionarem bem em vários graus de felicidade conforme o nível de afinidade. Podem ser também serem chamadas de almas companheiras. Existem vários níveis de Almas Afins.

Dupla Evolutiva é a expressão para designar casais (sempre parceiros de sexos opostos) com boas semelhanças, afinidades e interesses, que estudam a evolução consciencial e neste sentido se tornam cúmplices evolutivos. A nosso ver, esta expressão, não cabe a pessoas do mesmo sexo, pois acreditamos que os parceiros de uma dupla evolutiva se identificam com a natureza do sexo de seus corpos de forma natural, espontânea e fluente.

O velho sentido da expressão “almas gêmeas” iremos desconsiderar por razões a explicar a frente embora o termo ainda o utilizaremos. A lenda das almas gêmeas existe de longa data. Com uma provável origem romântica advinda de poesias inspiradas e frustrações afetivo sexuais. É uma ilusão que tenta preencher uma lacuna de carência nas massas humanas e tenta criar uma explicação de seus insucessos em algo externo, na não contemplação de seu “bilhete de loteria” ou no não encontro da alma “predestinada”. É também um medo egoísta da entrega plena com a desculpa que o “encaixe” é perfeito e natural sem necessitar de qualquer esforço para mobilizar sua melhoria íntima e seus egos.

Há também um forte e automático processo de transferência no mito da “Alma Gêmea”, quando crê que se apaixonou, o indivíduo projeta tudo de bom que tem em si, que deseja ter e ser no outro, e também, se cega e não vê tudo que tem de renegado e vergonhoso em si (a sombra) no outro.

A visão da psicanálise é muito rica e real no sentido de analisar nossas identificações e relacionamentos. O mecanismo de transferência e contra transferência num relacionamento a dois é quase incontrolável. Ele, in-conscientemente procura a mulher que identifica com a mãe e ela, tam-bém inconscientemente procura o homem que identifica o pai. Isto, mesmo se eles odiarem seus pais.

Há também aí uma complexa questão de polaridade, ou seja, como todos temos coisas positivas (virtudes) e as negativas (defeitos), resta observar se a transferência ao identificar o pai ou a mãe no parceiro é predominado pelas virtudes ou pelos defeitos. Esta identificação ou transferência é bem entendida com base na lei dos semelhantes.

A “Alma Gêmea” segundo a teoria de interpretação dos símbolos da psicologia Junguiana, é o símbolo que representa o arquétipo da afetividade do nosso tempo. Antigamente o príncipe encantado era aquele homem, que tiraria a donzela submissa da família repressora, mas que nem sempre oferecia o paraíso hollywoodiano do “felizes para sempre”. Atualmente as mulheres menos submissas, querem garantir melhor sua realização, então não sonham apenas com o mito da “cara metade”, mas também com a realização sexual em suas vidas.

Então propomos a terminologia:

• Casais – a maioria da população;
• Almas afins / Almas companheiras – boa parte da população;
• Almas Conscienciais / Duplas evolutivas – parte rara da população.

Outros pesquisadores

Mas a pergunta fatal é: existem as almas gêmeas, metades que se buscam para uma ou mais vidas?

O pesquisador Allan Kardec escreveu na questão 298 do Livro dos Espíritos como transcrevemos literalmente abaixo, após a pergunta formulada a seguir:

Pergunta 298 – As almas que deverão se unir estão predestinadas a essa união desde a sua origem e cada um de nós tem, em alguma parte do universo, sua metade à qual se reunirá fatalmente um dia?

Resposta – Não, não existe união particular e fatal entre duas almas. A união existe entre todos os Espíritos, mas em graus diferentes segundo a categoria que ocupam, quer dizer, segundo a perfeição que adquiriram: quanto mais perfeitos, mais unidos. Da discórdia nascem todos os males humanos; da concórdia resulta a felicidade completa.

***

Concordamos plenamente! Não somos metades de ninguém. Somos a metade do resto do universo, um inteiro completo que nasce para aprender evolução e ser feliz. Não somos metades que se completam, somos inteiros que se potencializam no encontro do amor com o outro.

Discordamos dos místicos românticos que acreditam na hipótese inocente de “meias-almas” e que se recusam a ter que abrir mão de seus erros e acertos na espera inerte, egóica e confortável de sua “alma gêmea”, já que a outra metade seria supostamente igual e endossaria seus erros e seria cúmplice de seus vícios e defeitos.

Abraços de Paz, Amor e Luz,
Se você acha que este texto pode auxiliar alguém espiritualmente compartilhe e divulgue, obrigado!

Gostou desse conteúdo? Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário logo abaixo.

4 comentários em “O QUE SÃO ALMAS AFINS”

  1. Oi Dalton! Pelo que li parece temer comentários contrários?
    E quanto a comer carne me parece estar em contradição com os princípios que escreve e que segue!
    Entendo que a perfeição é algo subjectivo!
    Parabéns pela adrenalina na escrita!
    Mas cuidado com tanto café!
    Cumprimentos
    Luz

    1. Se você ver alguns comentários liberados, eles não são anda amigáveis kkk.

      Tá certo que 95% são amigáveis, mas eu libero também os comentários éticos, construtivos que sejam contrários. Reconheço que as vezes me coloco na defensiva, mas diante de tanto fanatismo que vi no Facebook fiquei estarrecido, então as vezes, confesso, que sou agressivo sim. Mas isso é defensivo, e costumo compreender bem as posições paralelas, as divergentes e até as contrárias. Você vai ver posts de terceiros totalmente céticos e materialistas.

      Eu faço muito o contraponto de minha posição também, é que você não deve ter reparado, no site tem muita coisa. Você verá textos em que até defendo os céticos, por exemplo!!! Imagine! Quero dizer, considero posições bem contrárias as minhas. Mas acredito mesmo é na multidiversidade e no respeito entra as opções e posições das pessoas e seus grupos. De forma geral você irá perceber que o blog – em muitos, muitos artigos – critica diversas formas de extremismo, exclusivismo, elitismo, consumismo, e prostituição new age. Quando você observa somente este ponto, você está sendo injusto com minha verdadeira posição espiritualista. E eu tenho que ser honesto, não posso criar “uma imagem”. Sim, como carne, tomo café, ouço rock pesado, isto tem que ficar claro e honesto para meus leitores. Ainda falo muita bobagem, piadas, palavrões, sou muito irônico e outras coisas.

      Até no “Quem somos” eu confessei que tenho traços de AUTISMO, e déficit de atenção terrível. Meu senso de autocrítica as vezes é ainda autodestrutivo, etc. Então sou apenas um ser humano cheio de porcarias, como você, como todo mundo. E é por isso que tento tratar minha alma, com todo tipo de terapia, autoterapia, autoconhecimento, reforma íntima, grupo de estudo etc e tal. Ter um site deste me torna um homem público, sujeito a ser referência de “coisa boa” – ser elogiado e de “coisa ruim” – ser criticado, não há como evitar. É UM SOCO NA MINHA CARA este site! É meu trabalho voluntário, todo conhecimento nele serve para o DALTON aprender antes de todos os leitores. As mensagens de alerta dos amparadores, são antes para mim mesmo. Quando a “ficha” do autoconhecimento cai, você descobre quem você, e dá vontade de chorar e largar tudo, de chutar o balde e mandar tudo e todos a m….

      A questão que abordo muito é o que chamo de purismo, as vezes a pessoa foca num ponto só, não considera os outros milhões de pontos, perde a visão de conjunto, transforma sua ótica numa verdade absoluta: carne, tatuagem, sexo e outras. Mas nada conta de forma isolada! As vezes a pessoa é purista num ponto e totalmente suja nos outros, mas ela se considera “pura”, pois apenas aquele X é importante para ela. Esse é o meu ponto. Não adianta olharmos num microscópio e vermos fundo uma coisa só e nos cegarmos ao resto, é preciso visão de conjunto. O ateu pode ser melhor que o religioso, o umabndista simples analfabeto pode ser mais evoluído que o conscienciólogo intelectual e culto, o carnívoro mais sutil que vegano radical, e assim por diante. Tem gente que é tão fanática que considera tomar café um coisa HORRÍVEL! Então por isso fiz questão de colocar lá meu hábito de café.

      Meus textos são para pessoas mais mente aberta, mais universalistas, menos radicias, pontuais demais. Não estou falando que você é, entenda por favor. E escrevo tudo isto com muito carinho. Se em algum ponto pareci ser mais “grave” não foi a intensão, já é vício de escrita mesmo. Abraços fraternos, obrigado por comentar com elegância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com