OS-CHAKRAS-E-DOENÇAS

OS CHAKRAS E DOENÇAS

Desconheço o autor, alerte-me. Obrigado, Dalton.

O termo vem do Sânscrito e significa “RODA”, devido à forma que cada um desses centros energéticos
8-chacras-lateral
apresenta. São semelhantes à flor-de-lótus, cujas hastes se enraízam na coluna vertebral. Os Chakras são localizados no corpo astral e se estendem para fora do corpo físico, situados na mesma região dos Plexos (emaranhado de nervos ou regiões do corpo físico onde se concentram ou se entrelaçam vários nervos).
Sua finalidade é catalizar energias vitais que passam para os plexos orgânicos, sendo conduzidas para todo o organismo através do sistema nervoso. Segundo a região do corpo e, que se localiza, o Chakra tem capacidade de maior absorção de uma determinada medida de cada energia correspondente a uma cor, que é conduzida para o organismo através dos meridianos. Essa energia percorre o caminho em ondulações e não em linha reta como as ondas de luz.
Seu movimento dá-se no sentido horário e a média de rotação, bem como seu tamanho, depende do grau de evolução da pessoa. Quanto mais lentos os movimentos, menor o fluxo, mais densa a massa e menor a espiritualidade do ser. O tamanho dos Chakras no ser humano normal é de um diâmetro aproximado de cinco a seis centímetros, e nas pessoas mais desenvolvidas atinge até dez centímetros.
Qualquer disfunção nos Chakras afeta as glândulas correspondentes. Este distúrbio ocorre pala alteração na rotação do Chakra em desequilíbrio, que passa a girar no sentido anti-horário. Além de não captar energia para aquela região, a corrente energética flui para fora do corpo, pelo próprio Chakra. Desse modo, interfere no metabolismo dos órgãos relacionados a ele.
A meditação, em particular, é uma das formas de desenvolvimento e equilíbrio desses centros de força. A utilização de luzes coloridas, de pedras, ou a força psíquica em forma de cor, dirigida aos respectivos Chakras, facilita o processo de abertura, reforçando-os, expandindo-os e desenvolvendo-os.


Muitos são os Chakras do corpo. Segundo alguns textos hindus, existem mais de dez mil Chakras espalhados pelo nosso corpo, mas os principais são sete:


1 – Chakra Básico
Sua cor, o Vermelho, atua nos órgãos do aparelho genital, urinário, reprodutor, útero e próstata, etc. Nessa região, tratam-se as doenças do sangue, fígado, bexiga, inflamações e qualquer espécie de hemorragia, como também qualquer anomalia dos órgãos relacionados. Tem a função de captar e distribuir a força primária para todo o organismo e absorve a energia da Kundalini, que serve para reativar os demais Chakras. Essa energia sobe pela coluna, alimentando-a. Sua potência física combina com a vontade de viver, dá ao indivíduo uma presença de força e vitalidade e se encontra bem fundamentada na realidade física. Faz com que a forte vontade de viver ative os demais Chakras e a pessoas ao redor, recarregando-lhes o sistema de energia.


2 – Chakra Sexual
É o Chakra responsável pelo estímulo sexual, desperta o desejo do ato sexual, proporcionando orgasmos tão intensos que as pessoas, com este Chakra desenvolvido, tendem a direcionar sua vida através da 8-chacras-frenterelação sexual. Quando ocorrem bloqueios ou desequilíbrios, podem aparecer: problemas de coluna, hemorroidas, instabilidade social e emocional, uso incorreto da vontade, o sentir-se impotente diante das situações, insegurança, desespero, medo e falta de praticidade. Além de preocupações excessivas com as coisas da matéria, ganância, descontrole dos aspectos instintivos e sexuais. Seu desequilíbrio pode manifestar-se por impotência sexual e frigidez.


3 – Chakra Esplênico
Sua cor, o Laranja, atua diretamente no baço, rins, fígado, pâncreas e supra-renais, é importantíssimo para a secreção das glândulas e órgãos endócrinos. Responsável pela vitalidade dos nervos. Através desse Chakra, tratam-se, as doenças da bexiga, a menstruação, as cólicas, colite, febre, diarreia, anemia, diabete, câncer, etc. Sua energia flui pelo revestimento medular dos nervos (não pelas fibras) e é distribuída para todas as partes do corpo. O excesso de energia absorvida pelo Esplênico, que não for usada pelo organismo, é expelido pelos poros em forma de emanação energética. Quanto maior sua absorção, mais poderoso o magnetismo pessoal, muito utilizado nos trabalhos de cura.
Os bloqueios desse Chakra são geralmente causados por problemas emocionais, dificuldade em dar e receber e intensidade de prazer ou dor, manifestando histeria e vícios;excesso de preocupação com o futuro, com o bem-estar dos outros e com a preservação. Medos e ressentimentos sobre o sexo, causando experiências sexuais traumáticas ou dificuldades no parto. Pode ocorrer uma falta generalizada de vitalidade, perda de juventude e diminuição do magnetismo pessoal. O desequilíbrio do Chakra Esplênico afeta o sistema digestivo inferior, podendo causar alterações das substâncias químicas nos intestinos e no estômago, causando úlcera e até câncer. As glândulas de secreção interna (ovários, testículos, pâncreas, rins, tireoides e pituitária), deixam de expelir sua secreção para a corrente sanguínea, causando disfunção orgânica e doença.


4 – Chakra Solar
Sua cor, o Amarelo, atua no estômago, intestino, e a todos os órgãos do aparelho digestivo, afeta o sistema nervoso e simpático. Tratam-se, através desse Chakra, doenças dos ossos, paralisia, gota, dores de cabeça, etc. Influi nas emoções e através dele percebemos as emanações hostis ou vibrações afetivas do ambiente. Ligado às emoções de poder pessoal, criatividade e auto-expressão. É considerado mental e o vínculo da mente com as emoções pode ser constatado, porque os processos mentais servem de reguladores da vida emocional. Possui grande importância nas relações humana. Seu desequilíbrio provoca timidez, egoísmo, narcisismo, egocentrismo vários tipos de medos, que geram propensão para a raiva e violência;na dificuldade de expressar a autoconfiança e criatividade, incapacidade de se colocar em sintonia com as pessoas, locais e carência de auto-estima.


5 – Chakra Cardíaco
Sua cor, o Verde e o Rosa, exerce influência na circulação sanguínea. Alimenta o coração, sangue, nervos e vasos sanguíneos, é responsável pelo funcionamento adequado do sistema imunológico e relaciona-se ao timo. Regula as emoções e os sentimentos, tais como simpatia, ternura, compreensão e compaixão. É a sede do eu superior onde se assenta a alma humana. Controla a integração de nossas forças superiores e inferiores, equilibra a auto-estima e a capacidade de dar e receber amor. Quanto maior e mais aberto esse Chakra estiver, maior a capacidade de amar a si e aos outros. Tem capacidade de transformar as energias do cosmo em energia de cura física. A harmonia deste Chakra acentua as atividades positivas, no tocante a realização de coisas da vida, e faz ver as outras pessoas como sustentáculos, destacando a perfeita harmonia entre as vontades humanas e as leis divinas.
Traumas ligados a relacionamentos afetivos afetam diretamente a região cardíaca, provocando o desequilíbrio neste Chakra.
Quando ocorrem bloqueios, o potencial do amor e compaixão transforma-se em luxúria; a auto-estima é prejudicada e a vontade individual enfraquecida, gerando a falta de criatividade e tornando as pessoas excessivamente sensíveis às influências e opiniões. Há problemas de relacionamento com o mundo exterior, sensação de falta de intercâmbio amoroso e um angustiante vazio dentro do peito.


6 – Chakra Laríngeo
Sua cor, o Azul, é diretamente ligado à tireoide, cordas vocais, vias respiratórias, traqueia, brônquios e pulmão. Controla a expressão verbal, influindo também sobre o sistema auditivo. Responsável pelo rejuvenescimento e longevidade. A característica desse Chakra é o sucesso; sai expansão proporciona satisfação no trabalho e nas tarefas da vida das pessoas, mantendo-as bem ajustadas e conseqüentemente bem-sucedidas. Quando existe bloqueio, esta causa incertezas, indecisões, dúvidas e desânimo, afetando a auto-expressão e a prosperidade. O desequilíbrio em torno da voz, gagueira, vertigens, fadiga, asma, doenças metabólicas, obesidade, etc., são algumas das conseqüências que surgem.


7 – Chakra Frontal
Sua cor, o Índigo e a Violeta, alimenta a parte inferior do cérebro, olho esquerdo, ouvido, nariz e o sistema nervosa parassimpático. Regula as atividades inteligentes, é o ponto de abertura da visão interior, espiritual e inspiração. Associado à implementação de idéias criativas. Seu desequilíbrio provoca desinteresse pelo presente e medo do futuro, fazendo com que se manifestem idéias e conceitos mentais confusos e geralmente negativos, que podem criar obsessão mental ou perturbação psíquica. Há ainda memória fraca, dando a sensação de estar no “espaço”, problemas de sono, sonhos perturbadores e alucinações.


8 – Chakra Coronário
Sua cor, a Violeta e o Branco, ligado à glândula pineal e ao córtex cerebral, alimenta o cérebro superior e o olho direito. O Chakra Coronário é responsável pela maior captação de energia cósmica, bem como por estabelecer contato com as esferas superiores do Universo. Está associado à conexão da pessoa com a sua espiritualidade e à integração de todo o seu ser físico, mental e espiritual. Vai além do mundo físico e cria no indivíduo um sentido de totalidade. A energia do prana, captada por esse Chakra, alimenta os demais centros de força e auxilia na meditação, suprindo-nos de vida cósmica. Seu desequilíbrio nos deixa fora de sintonia com a espiritualidade, provocando depressão por não encontrarmos significado na vida. Faz nos sentirmos separados de todo e desconectados da unidade. Devido ao seu desequilíbrio, a pessoa não estabelecerá o intercâmbio com a espiritualidade, perdendo com isso a oportunidade de crescer e evoluir nesta existência. Simboliza a sabedoria intelectual dos governantes. Tornou-se hábito a utilização da coroa na cabeça dos governantes, representando o desenvolvimento desse Chakra.
Dos demais Chakras, convém menciona a função de outros quatro:


Chakra dos Pés – Localizado nas solas dos pés, sua finalidade é descarregar a energia elétrica (estática) gerada pelo corpo físico, como também absorve a energia da Kundalini que vem da terra e a energia magnética.
Chakra dos Joelhos – Atua como um transformador, regulando a quantidade de corrente que deve entrar no corpo.

Chakra das Mãos – Absorve as ondas radiativas, como também transmite energia, o que explica a cura pela imposição das mãos.

Chakra Umeral – Localizado nas costas, sobre a parte superior do pulmão esquerdo. Além de também exercer influência nos pulmões, é responsável pela relação mediúnica entre o plano espiritual e o físico.
Localizado nas costas, sobre a parte superior do pulmão esquerdo. Além de também exercer influência nos pulmões, é responsável pela relação mediúnica entre o plano espiritual e o físico.


CURSO DESPERTAR DAS ENERGIAS BIOCONSCIENCIAIS – https://consciencial.org/despertarenergias
CURSO VIVÊNCIA TERAPÊUTICA – https://consciencial.org/curso-vivencia-terapeutica
CURSO ASCENSIONE NA MATRIXhttps://consciencial.org/saindo-da-matrix
CURSO DESPROGRAMAÇÃO NEUROBIOLÓGICA APRA OS CHACRAShttps://consciencial.org/desprogramacao-neurobiologica-para-os-chacras/

MEDITAR PARA CURAR – https://www.hotmart.com/product/meditar-para-curar


 

17 comentários em “OS CHAKRAS E DOENÇAS”

  1. FRANCISCO MOURA DE OLIVEIRA

    GOSTEI MTO QUERIA SABER SOBRE A LICAÇÂO DOS CHAKRAS COM OS PÉS ? VCS ALGUM ENSINAMENTO QUE POSSA ME PASSAR?

    1. Os dois únicos autores que conheço que entraram neste mérito é Wagner Borges, inclusive os chacras dos pés participam do processo de abertura (melhor dizer subida) da kundalini e a Ilza Andrade de Salvador, que escreveu um livro, que está fora de catálogo mostrando um desenho disso. Só não sei te passar um link exato agora para você, pois não me lembro mais, e está num das centenas de vídeos do Wagner Borges no Canal do IPPB no YouTube.

  2. Ei lá , eu acho que seu blog pode estar tendo problemas de compatibilidade do navegador.
    Quando olho para sua site em Safari , parece bom, mas ao abrir no Internet Explorer, tem alguma sobreposição.
    Só queria avisar um rápido! Outros então, fantástico blog!

  3. Renato Schotten

    Estou me iniciando nos estudos dos chakras e gostaria de poder copiar esse texto para melhor análise. Isso seria possível?

    1. Shirley, não existe uma receita tão simples, tão direta, tão matemática assim! Tem que ser feito um estudo particular, ok? E não acredite em receitinhas rápidas, tipo: 10 passos para isso / 5 passos para aquilo / 7 sintomas que significam isso e aquilo / tudo isso é prostituição New Age de gente irresponsável. Tenho prazer em ajudar e a responder com máximo carinho a todos, mas é meu dever, de espiritualista sério te informar isso, ok? Fique a vontade para me questionar mais, será bem recebido sempre.
      Beijos na alma!
      Dalton e Andréa

    1. Acredito que não haja uma relação direta e simples assim. Você tem que analisar pela psicossomática, fazer uma anamnese de quando apareceu a doença, etc. Não seja tão simplista, as correlações são mais complexas e profundas. Provavelmente haja um chacra predominante, mas talvez outros envolvidos. Quando o diabético (em questão de sua pergunta) perdeu a “doçura” de viver? O que aconteceu na época em que se manifestou a doença? Houve perdas? Que tipo de perdas? Emocionais? Financeiras? Converse com a Terapeuta Consciencial Andréa Lúcia aqui: http://transmudar.com.br/

  4. Eu tive uma intolerância ao açúcar que ninguém explicava e com os anos passou, e ela começou c a morte de meu pai!
    Agora fez sentido, obrigada

  5. Olá, eu tenho tido uma alergia recorrente nas mãos, antes eu não tinha, nenhum anti-alergico tem acabado definitivamente com esse problema e me disseram que poderia ser por causa dos chakras, logo não entendi nada, vim procurar informações, mas continuo sem entender a ligação… Meu emocional anda sim bem confuso, pra piorar vivo com uma pessoa extremamente tóxica que vive emanando energia ruim, medos, confusões, provocações, no caso é minha mãe narcisista, mas no momento não posso sair de casa sem nenhum planejamento financeiro, mas sei que isso afeta meu emocional e vem em forma de alergia no meu corpo, poderia me ajudar a entender melhor pq justo o chakra das minhas mãos estão sofrendo, algo que possa talvez até me ajudar a compreender a como me blindar da toxidade que estou inserida e recuperar meu emocional… Obrigada, fico no aguardo de algum conhecimento a mais.

    1. Você tem que efetuar práticas bioenergéticas. Aqui no site tem muita coisa explicando isso e no nosso canal no youtube também em audiovisual – http://www.youtube.com/daltonroque
      Leia tudo que puder sobre chacras, mas prefira ler em nosso site, tem muita coisa errada na internet ensinando bobagens terríveis.
      Abraços

  6. SILVIA RENÓFIO

    Olá, boa tarde! Fazendo pesquisa, me deparei com vocês. Seria possível eu fazer uma pergunta…

    Estudo, mas não consigo memorizar 90% do que leio. Isso me entristece muito. Saberiam me dizer qual é o chacra ligado à memória. Seria o frontal… (estou sem o ponto de interrogação no teclado). Se for o frontal, qual o motivo para eu não gravar o que estudo! Por favor, me ajudem. Muito obrigada!

    1. OI Sílvia,
      Você já fez algum exame clínico para saber mais?
      Sempre bom e lúcido eliminar as possibilidades médicas, ok?
      Pois no geral eu te garanto essas coisas:

      1. Memória é prática, baseado em repetição;
      2. Tem a ver com geração de ondas cerebrais Beta no cérebro;
      3. Sim, tem tudo a ver com chacra frontal;
      4. Déficit de atenção atrapalha muito, aquela atenção saltuário que nos faz devanear e nos torna ausentes do que estamos tentando fazer e focar.

      Então vamos as sugestões simples, claras e objetivas e sem contra-indicações que sei que irão te ajudar:

      1. Meditações silenciosas diárias de 20 minutos 2 vezes ao dia;
      2. Práticas bioenergéticas com chacra frontal especificamente;
      3. Leitura, muita leitura, pois isso trabalha o chacra frontal também;
      4. Evite excesso de redes sociais e essas coisas voláteis que nos mantém anestesiados e numa superficialidade leviana – isso é uma doença;

      Você pode pesquisar e fazer tudo isso sem gastar um centavo, só vai depender de sua disciplina e vontade de se superar.
      Torço por você e espero que consiga.
      Paz e Luz,
      Dalton

  7. Olá, tenho problemas na pele que começaram com acne, na adolescência…mais adulta, tive infecção bacteriana na pele (impetigo), há cerca de dois anos não passo mais de dois meses sem tomar antibiótico…depois disso, surgiram problemas como a dermatite atópica, cistite, depressão…atualmente, estou tentando me harmonizar fazendo yoga e terapia…sou uma pessoa com autoestima baixa, que se culpa muito por tudo e com dificuldade de superar o passado…pode me ajudar?
    Estou procurando aprender sobre os chakras e entendo que a pele sempre foi problemática…qual seria o chackra em desarmonia?

    1. OI Clarisse,
      A pessoa ideal a te responder não sou eu, seria minha esposa Andréa que é um terapeuta holística mais experiente.
      O site dela é http://www.transmudar.com.br , sugiro que fale com ela por lá pelo formulário de contato. Garanto que será muito prestimosa ao te responder.
      Mas enquanto isso, vou lhe dar algumas dicas básicas mais genéricas, que poderão lhe ajudar, pois uma coisa tenho certeza absoluta, você tem que percorrer o caminho longo do autoconhecimento e esses curso irão lhe ajudar:

      Este curso é grátis e chama-se Jóias da Consciência, criado por Andréa – https://consciencial.org/curso-gratis/

      A outra dica é de um outro curso, também criado por Andréa, muito barato – Vivência Terapêutica – https://consciencial.org/curso-vivencia-terapeutica/

      Outra dica genérica, você já está no caminho é a meditação, para se harmonizar por dentro e ainda outra, é efetuar práticas bioenergéticas.

      Continue com a Yoga e com a terapia, acho que já está no caminho certo.
      No momento acho que é isso que posso pensar para te ajudar.
      Torço por você e espero que dê certo,
      Dalton

  8. A Terapeuta Andréa Lúcia (www.caminhoterapeutico.com.br) responde.

    PERGUNTA: Estou buscando relações com minhas dores na lombar que já tenho por 20 anos e agora buscando para tratar a causa emocional.
    Como posso prosseguir?

    Olá

    Tratar a causa emocional é o melhor caminho.
    Os sintomas sempre estão nos dizendo algo, principalmente se são recorrentes.
    Sobre dores na lombar, precisamos primeiro entender para que serve nossa coluna: é sustentação. A carga emocional grande causa uma sobrecarga na região lombar.
    Esses são alguns pensamentos ou frases que fazem parte do repertório de quem sente dor lombar:
    * Carrego o mundo nas costas – excesso de responsabilidade.
    * Parece até que levei uma facada nas costas – raiva.
    * Carrego um peso que não é meu – culpa.
    * Tenho a sensação que o mundo vai cair – medo.
    * Tudo cai em cima de mim – insegurança.

    Os traumas (independente da magnitude) ficam gravados no cérebro e no corpo.

    Então, analise o que você está carregando que não é seu, que não tem necessidade de você carregar.
    Ter consciência do processo já é o início da autocura.

    Você pode também trabalhar suas energias e o seu processo de autoconhecimento.

    Podemos te ajudar indicando nossos cursos online:

    Despertar das energias bioconscienciais – https://consciencial.org/despertarenergias
    Vivência Terapêutica – https://consciencial.org/curso-vivencia-terapeutica

    Programa que também pode te ajudar:

    Meditar para curar – https://www.hotmart.com/product/meditar-para-curar

    Terapia integrativa: atendimento online (agenda não disponível no momento, porém se tiver interesse, por favor, avise).
    aS ORDENS,
    ANDRÉA LÚCIA DA SILVA, co-autora do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com