PROGRAMAS DE MEDITAÇÃO - PESSOAL, GRUPAL E EMPRESARIAL

PROGRAMAS DE MEDITAÇÃO – PESSOAL, GRUPAL E EMPRESARIAL

Pessoal

O programa pessoal é feito com o orientador e o aluno de forma particular. As facilidades deste método consistem em que é fácil encontrar lugar, e o deslocar do aluno ou do orientador poderem ser remanejados diante de empecilhos de última hora.


Grupal

Exige uma programação um pouco mais metódica e um local adequado onde o orientador se encontra com a turma todos os dias. Uma sala de aula, uma sala de estar numa residência ou uma sala de reuniões são bons locais para tal.


Empresarial

É a forma mais complexa de todas, por exigir uma metodologia especial que se adeque plenamente a empresa. Geralmente as empresas médias e grandes possuem ambientes propícios para este tipo de trabalho, porém nem sempre as pequenas. O programa deve iniciar dentro do horário de trabalho do funcionário, para que este não se sinta prejudicado, aumentando a má vontade característica que muitos possuem. A participação do funcionário deve ser voluntário.

Não apenas dentro do horário, mas de preferência no início do expediente, com turmas pequenas de no máximo 10 pessoas, para ser criada uma empatia com o orientador. No início do expediente, o funcionário está mais descansado e susceptível a novidades. No fim do mesmo se encontra cansado e ansioso para voltar para casa, com medo de perder o horário de ônibus, etc.

A empresa pode negociar benefícios aos colaboradores que participarem do programa de meditação, inclusive vinculando os prêmios ao aumento de produtividade em função dos resultados deste.


Testemunhos e Referências

Segundo Lia Diskin, em entrevista à revista SuperInteressante em março de 2001, os benefícios da prática da meditação para a saúde, a inteligência e o equilíbrio psíquico são:

“A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a frequência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranquilo, sem interrupções. Além disso, ela atenua enxaquecas e resfriados, acelera a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar. No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente de origem afetiva. Há, por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça.”

 

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Política Pública dos Estados Unidos, em conjunto com o Instituto de Pesquisas do Cérebro têm demonstrado que a atividade de meditação restaura a fisiologia normal do cérebro em estudantes com histórico de violência, esta pesquisa é feita através de sofisticada tecnologia de imagens do cérebro.

Dr. Herbert Benson, da Harvard Medical School atesta que a meditação é válida para: Raiva, Ansiedade, Dor crônica, Depressão Moderada, Irregularidades cardíacas, Hipertensão, Hostilidade, Tensão pré-menstrual, Infertilidade, Menopausa e Doenças relacionadas ao estresse. – The Relaxation Response, p.1

Daniel Goleman, desenvolvedor da teoria da Inteligência Emocional:

“Chamei dois grupos de voluntários para nosso laboratório de fisiologia…os voluntários viram um pequeno filme que descrevia uma série de acidentes sangrentos com operários de uma carpintaria…tão logo o acidente acabava os meditadores se recuperavam…mais depressa que os não meditadores…De fato, os meditadores sentiram-se mais relaxados todo o tempo que passaram no laboratório.” – A Mente Meditativa , p. 177

 

Sobre os trabalhos da equipe de Daniel Goleman: “Alguns de meus colegas de Harvard – Gary Scwartz, Richard Davidson e Richard Margolin – …olhavam os padrões das ondas cerebrais enquanto o meditador se concentrava…os meditadores…mostraram especificidade cortical…esse é o modo como o cérebro funciona quando estamos no pico de nossa eficiência e alerta.” – A Mente Meditativa , p. 180

 

“A psicóloga Ann Webster, do Mind/Body Institute, como outros pesquisadores, demonstrou que a náusea e o vômito em gestantes podem ser significativamente reduzidos com técnicas comportamentais que incorporam a resposta de relaxamento.” – Gurin , p. 217

 

“..um em cada seis norte-americanos sofre de insônia…estudos recentes realizados…pelo psicólogo Gregg Jacobs e seus colegas demonstraram que pacientes de insônia…pegam no sono quatro vezes mais rápido após o tratamento (com técnicas meditativas).” – Gurin , p. 216

 

Jon Kabat-Zinn, professor da Universidade de Massachusetts, e diretor de uma clínica com procedimentos similares à Ciência Meditativa: “Em um estudo recente, descobrimos melhorias drásticas em pacientes que também sofriam de crise de pânico…as pessoas capazes de prestar atenção à respiração e aos seus pensamentos têm menos probabilidade de evoluir para um crise de pânico real.” – Gurin , p. 230

 

Dr. Nikoli Lyubemov é chefe do Departamento de Neurocibernética do Instituto de Pesquisa do Cérebro da Academia de Ciências Médicas em Moscou, e tem pesquisado o uso da meditação para a recuperação cerebral em caso de acidentes, onde se busca estimular regiões neurais anteriormente não trabalhadas.

O prêmio Nobel em neurofisiologia e biofísica, Sir John C. Eccles, em seu famoso artigo “O efeito do pensar silenciosamente no córtex cerebral”, mostra que durante a meditação o cérebro demanda grande quantidade de sangue nas áreas responsáveis pela atenção, de forma mais intensa que no estado desperto natural.

O filme “Doing Time, Doing Vipassana” feito por cineastas israelenses foi internacionalmente premiado e mostrava o trabalho de Kiran Bedi, Inspetora Geral das Prisões Indianas, mostrando a mudança ocorrida nos presídios após a implementação das práticas de meditação entre os presos.

Em pesquisa sobre gerenciamento de estresse com 154 trabalhadores da Companhia de Telefone de Nova York, após 5 meses e meio de prática de meditação, 78% dos mesmos mostraram resultados clínicos de redução de estresse.

Journal of Occupational Medicine, 1980

Leituras através de imagens de ressonância magnética mostram que a prática de meditação ativa estruturas neurais envolvidas com a atenção e o controle do sistema nervoso.

Lazar, Bush, Gollub, Fricchione, Khalsa, Benson pela Harvard Medical School

Projeto de pesquisa realizado por estudantes de psicologia da PUC-PR, indicaram que um grupo de alunos adolescentes de um colégio particular em Curitiba, apresentaram em média, desempenho 38% superior nos testes de atenção concentrada, após 1 mês de curso de meditação. – www.cienciameditativa.com


Conclusão

A meditação é uma proposta para melhoria incondicional do QI – quociente intelectual, do QE – quociente emocional e QS – quociente espiritual. Sejam pessoas, empresas ou mesmo religiões, é um sistema barato, rápido e eficiente de conquistar a felicidade pessoal, através de uma prática que consome insignificantes 30/40 minutos por dia.

Eu sei que lendo estas linhas pode parecer fácil, mas a teimosa cultura ocidental, está num paradigma, e apesar da meditação ser simples e comprovada cientificamente, há uma resistência em função de maus hábitos desenvolvidos por centenas de anos.

Se fosse sugerido aos ocidentais pararem por 15 ou 20 minutos duas vezes ao dia para lerem um jornal, para fazerem sexo, para ver e-mails, para fazerem exercícios numa academia, para escutar uma música, para conversar bobagem, etc, com certeza o farão com extremo interesse e facilidade. Mas porquê não para uma meditação? É a cultura dos maus hábitos voltados somente para o exterior. É a eterna procura pelos prazeres mundanos no mundo dos sentidos.

Alguns só se modificam por esgotarem a busca desenfreada dos sentidos. Caem em estresse, doença, depressão, síndrome do pânico entre outras centenas de conhecidos males humanos. Então quando já não vêem mais saída, procuram o que antes era secundário e alternativo. Onde andará a ciência e a tecnologia nestas horas? Não espere que a Consciência o chame, tome uma atitude agora, chame você a Consciência, e seja feliz.


Referências científicas

AFTANAS, L. I.; GOLOCHEIKINE, S. A. Human Anterior and Frontal Midline Theta and Lower Alpha Reflect Emotionally Positive State and Internalized Attention: High-resolution EEG Investigation of Meditation. Neuroscience Letters, Nova York, n. 310, p. 57-60, setembro 2001.

BALLONE G.J. PET e SPECT.  PsiqWeb, <disponível em:www.psiqweb.med.br>. Acesso em 28/09/2010.

BHASKARANANDA, S. Meditação: A Mente e a Yoga de Patânjali. Tradução de Mariza Perassi Bosco. 1ª ed. São Paulo: Lótus do Saber, 2005. 264 p.

BOTEGA, N. J.; FIGUEIREDO, J. H.; GIGLIO, J. S. Tratamentos psicológicos: psicoterapia de apoio, relaxamento, meditação. In:

BOTEGA, Neury José (Org.). Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRANDÃO, M. L. As Bases Biológicas do Comportamento: Introdução à Neurociência. 1ª ed. São Paulo: EPU, 2006. 224 p.

CASTRO, F. S.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Alma, Mente e Cérebro na Pré-História e nas Primeiras Civilizações Humanas. Psicol. Reflex. Crit.,  Porto Alegre, 2010.   Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000100017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  05/10/2010.

CHURCHLAND, P. M. (2004). Matéria e Consciência: Uma Introdução Contemporânea à Filosofia da Mente.  1ª ed. São Paulo:  Unesp, 2004. 286 p.

COVOLAN, Roberto et al . Ressonância Magnética Funcional: As Funções do Cérebro Reveladas por Spins Nucleares. Cienc. Cult. São Paulo, 2004.   Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252004000100027&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03/10/2010.

DANUCALOV, M. A.D.; SIMÕES, R.S. Neurofisiologia da Meditação. 1ª ed. São Paulo: Phorte. 2006. 496 p.

DAVIDSON, R. J.; GOLEMAN, D. J. (1977). The role of attention in meditation and hypnosis: A psychobiological perspective on transformations of consciousness. The International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis, 1977. Disponível em: <http://psyphz.psych.wisc.edu/web/pubs/1977/Attention_in_Meditation_Hypnosis.pdf>.  Acesso em 09/10/2010.

FIORI, Nicole. As Neurociências Cognitivas. Tradução de Sônia M. S. Fuhrmann. 1ª ed. São Paulo: Vozes. 2008. 232 p.

GOLEMAN, D. A Mente Meditativa. 2ª ed. São Paulo: Ática. 1996. 229 p.

GRANT et al. Cortical thickness and pain sensitivity in Zen meditators.  Emotion, Washington, D.C. 2010, Fevereiro, 2010. P. 43.

JOHNSON, W. Do Xamanismo à Ciência: Uma história da Meditação. 1ª ed. São Paulo: Círculo do Livro. 1990. 263 p.

JÚNIOR, R. M. A Religião do Cérebro. 1ª ed. São Paulo: Gente. 2005. 169 p.

KHALSA, D. S.; STAUTH C. Meditation is a Medicine. 1ª ed. New York: Simon & Schuster, 2002. 320 p.

KRISTENSEN, C. H.; ALMEIDA, R. M. M.; GOMES, W. B. Desenvolvimento Histórico e Fundamentos Metodológicos da Neuropsicologia Cognitiva. Psicol. Reflex. Crit. Porto Alegre,   2001.  Disponível em:  <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000200002&lng=pt&nrm=iso>.  Acesso em  30/09/2010.

LAZAR, S. W. et al, Meditation Experience is Associated With Incresead Cortical Thickness. Neuroreport, 2005. Disponível em: <http://www.nmr.mgh.harvard.edu/~lazar/Lazar_Meditation_Plasticity_05.pdf>. Acesso em 05/10/2010.

LEVINE, M. The Positive Psychology of Buddhism and Yoga: Paths to a Mature Happiness. 2ª ed. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. 2000. 226 p.

MASCARO, L. A Arquitetura do Eu. Psicoterapia, Meditação e Exercícios para o Cérebro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus. 2008. 171 p.

MENESES, M. S. et al. Ressonância Magnética Funcional Na Determinação da Lateralização da Área Cerebral da Linguagem. Arq. Neuro-Psiquiatr. São Paulo,  2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2004000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03/10/2010.

MENEZES, C. B.; DELL’AGLIO, D. D. Os Efeitos da Meditação à Luz da Investigação Científica em Psicologia: Revisão de Literatura. Psicol. cienc. prof. Brasília, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03/10/2010.

MONTENEGRO, M. A. et al. EEG na Prática Clínica. 1ª ed. São Paulo: Lemos Editorial. 2001.  303 p.

NARANJO, C. Entre Meditação e Psicoterapia. 1ª ed. São Paulo: Vozes. 2005. 272 p.

NEWBERG, A.; IVERSEN, J. The neural basis of the complex mental task of meditation: neurotransmitter and neurochemical considerations. In: Medical Hypotheses. EUA: Elsevier Science, 2003. P. 282-291.

NEWBERG, A.; WALDMAN, M.R. Como Deus Pode Mudar sua Mente. Tradução de Julio de Andrade Filho. 1ª ed. São Paulo: Prumo. 2009. 367 p.

PEREIRA, C.; MAGRO, M.  O Poder da Meditação. Revista Isto É. São Paulo, 2010. Disponível em <http://www.istoe.com.br/reportagens/51821_O+PODER+DA+MEDITACAO+PARTE+1>. Acesso em 01/10/2010.

SANTOS, G. C. M. Introdução à História do Estudo da Consciência. Curso Online Sobre as Bases Neurobiológicas da Consciência.  Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

SANTOS, J. O. Meditação. Fundamentos Científicos. 2010. 60 f. Monografia (Especialização em Psicologia) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

SHAPIRO, S. L.; SCHWARTZ, G. E.; ANTERRE, C. Meditation and positive psychology. In C. R. Snyder & S. J. Lopez (Eds.), Handbook of positive psychology. New York: Oxford USA Trade, 2005. 829 p.

VORKAPIC, C.F. A Ciência da Ioga.  Mente e Cérebro. São Paulo, 2008.  Disponível em:  <http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/a_ciencia_da_ioga_imprimir.html>

WALLACE, A. B. Ciência Contemplativa.  Onde o Budismo e a Neurociência se encontram.  Tradução de Carmen Fischer. 1ª ed. São Paulo: Cultrix. 2007. 240 p.

Bibliografia ativa em 2004

 

Links científicos

Links de dezenas de trabalhos científicos sobre meditação (2014):

  • http://www.castroalves.br/drjair/meditacao_fundamentos_cientificos.pdf
  • http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15910/000690151.pdf?…
  • http://scholar.google.com.br/scholar?q=medita%C3%A7%C3%A3o&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&as_vis=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com