OS TIPOS PSICOLÓGICOS E FISIOLÓGICOS RELATIVO A MEDITAÇÃO

OS TIPOS PSICOLÓGICOS E FISIOLÓGICOS RELATIVO A MEDITAÇÃO

Segundo o ayurveda, cada indivíduo tem um dosha, o qual determina sua constituição física e mental, isto é, suas tendências próprias, gostos diferentes por alimentos, personalidade e comportamento que diferenciam cada dosha. Entretanto todo ser humano possui um pouco de cada dosha, havendo predominância de um ou mais deles. Os três diferentes doshas são: vata, pitta e kapha.

 

O Psicólogo Carl Gustav Jung[1] diferenciou 8 tipos psicológicos[2] básicos.

 

Tipo fisiológico – Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com a Medicina Ayurveda baseada nos 4 elementos: água, fogo, terra e ar. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características.

 

Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.

 

O ayurveda restabelece o equilíbrio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem.

 

A combinação entre eles forma ao todo sete diferentes constituições:

 

  • Vata (ar+éter)
  • Pitta (fogo=agni+água)
  • Kapha (água+terra)
  • Vata-pitta
  • Pitta-kapha
  • Vata-kapha
  • Vata-pitta-kapha

 

O seu tipo determinará qual TÉCNICA de meditação será a melhor para você e isto é um tanto subjetivo e difícil de determinar.

  • Vata

É o dosha formado por ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como frio e umidade. Psicologicamente: criativo, ativo, alerta e agitado, fala muito e rápido, caminha ligeiro, fica cansados facilmente. Possui pouca tolerância, grande ansiedade etc. Exemplos de bons mantras para Vata incluem RAM, Shirm ou HRIM.

 

  • Pitta

É o dosha formado por fogo e água, suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar o fogo digestivo. Em caso de desarmonia de Pitta, o sintoma inicial é a febre e as infecções. Psicologicamente: boa compreensão, perspicaz, crítico, ambicioso, líder, ciumento etc. Psicologicamente: tolerante, calmo, compreensivo, amoroso, com tendência à cobiça, apego, inveja e possessividade. Tem compreensão lenta e definida. Materialista etc. Exemplos de mantras benéficos para Pittas são SHAM, SHRIM, ou Om.

 

  • Kapha

Formado por água e terra, é o dosha com características de ser úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios. Eles devem estimular e limpando mantras, primeiro em voz alta por alguns minutos, em seguida, repeti-las com a respiração. Tais mantras são OM, zumbido ou AIM.

Depois voltaremos a abordar este assunto, não se preocupe com entendimentos profundos, foi apenas uma elucidação superficial e informativa.

[1] <http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung>

[2] <http://psicologia-cgjung.blogspot.com.br/2010/04/os-tipos-psicologicos.html>

O que você achou?

Sobre o(a) autor(a)

Dalton Campos Roque - auto intitulado como "Tio Dalton" de forma irreverente, sempre bem humorado e brincalhão. Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia e em Educação em Valores Humanos. Manifestou eventos paranormais e mediúnicos desde o berço e foi criado neste meio, pois seu pai e dois irmãos também manifestavam fenômenos parapsíquicos ostensivos. Começou a aprender com o pai (que é médico e Parapsicólogo) Parapsicologia e Hipnose a partir dos 14 anos de idade. ----- Professor de Informática, espiritualista universalista, médium intuitivo, curioso e espontâneo em desconstruir falácias religiosas, espiritualistas e "New Age's". ----- Curte Rock Progressivo, Rock pesado, música New Age e músicas mais espirituais em geral, adora filmes de ficção científica e ação. Curte eletrônica, áudio, física e matemática. ----- É simples, irreverente, se denomina "caipira" e "sente muitas saudades de seu planeta". ----- O que mais aprecia é escrever, aprender, criar "coisas" novas e originais e organizar conhecimento com tendências mais científicas. Detesta o misticismo exacerbado New Age, o que considera uma desinformação. --- -Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.

Deixe um comentário

Comentário (requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requerido)
E-mail (requerido)