ONDAS CEREBRAIS E OS HEMISFÉRIOS

ONDAS CEREBRAIS E OS HEMISFÉRIOS

Subutilização – Os psicólogos e neurologistas acreditam que só utilizamos em toda nossa vida 10% de nosso potencial. Nossa vida está quase totalmente voltada para o lado material. É uma tradição cultural, o Status Quo, o orgulho e a vaidade. Nós nos envenenamos pelos nossos próprios pensamentos e sentimentos, assim nos agredimos e agredimos aos outros e muitas vezes as pessoas que mais amamos.

Hemisférios – Nosso cérebro está dividido em dois hemisférios: Direito e Esquerdo. O esquerdo é o dominante em nossa cultura. Ele é o racional, o calculista, o planejador, é a vontade consciente. Nossa educação desde cedo reprime nossos sentimentos e instintos naturais que são características do hemisfério cerebral direito.

Hemisfério Esquerdo                Hemisfério Direito

Lógico / Racional                      Intuitivo / Emocional

hemisferios cerebrais

Desequilíbrio – Esta educação causa um desequilíbrio que gera infelicidade. Quando a pessoa sente um impulso natural que contraria os modelos sociais, começa a ser criticada e reprimida por ser diferente e acaba por se sentir culpada enquanto tem reações humanas e naturais.

Sucesso – Nos homens bem-sucedidos existe um maior equilíbrio no potencial destes dois hemisférios, (são 5% da população). Os hemisférios cerebrais destes homens trabalham juntos se somando ao invés de subtrair. A Meditação TRANSPESSOAL causa uma geração de coerência ou sincronicidade nas ondas cerebrais de um hemisfério em relação ao outro.

Sincronicidade – As ondas em fase (sincronia) somam potência, enquanto as fora de fase se anulam ou se enfraquecem. A coerência das ondas cerebrais são ondas que se reforçam criando harmonia e força mental.


Características das Ondas Cerebrais

No cérebro, a somatória da atividade elétrica de milhões de neurônios, principalmente no córtex, podem ser observadas no eletroencefalograma (EEG), um aparelho que registra a atividade elétrica das células do cérebro durante os diversos estados em que se encontra uma pessoa, desde a vigília até o sono profundo.

As células nervosas apresentam diferenças de potencial elétrico em relação ao líquido em que está mergulhada. Potencial de ação refere-se a uma breve flutuação de cargas elétricas na membrana do neurônio, causada pela rápida abertura e fechamento de canais iônicos dependentes de voltagem (fluxo de íons).

Potenciais de ação percorrem como ondas os axônios dos neurônios, para transferir informação de um lugar a outro no sistema nervoso. Uma onda pode ser de alta ou baixa amplitude (voltagem) e alta ou baixa frequência (regularidade).

Ondas Gama: Esta faixa gama é a mais recente descoberta e é a frequência mais rápida, acima de 40Hz. Enquanto pouco se sabe sobre este estado da mente, investigações iniciais mostram que as ondas Gama estão associadas com fortes rajadas de discernimentos (insights) e de alto nível de processamento da informação.

Ondas Beta: Correspondem ao estado de vigilância e atenção. O cérebro está acordado atento ao mundo exterior. É a vigília. São estas as ondas da aprendizagem (recepção de informações), estas ondas são ligadas ao estresse. As ondas Beta se caracterizam por frequências rápidas, 13 a 20 Hz.

Ondas Alfa: Correspondem ao estado de repouso, ao relaxamento mental e muscular. O estado de consciência experimentado é o de calma, tranqüilidade e paz. As pessoas estressadas tem dificuldade de produzi-las. As ondas Alfa se caracterizam por frequências de 8 a 13 Hz.Ondas

Ondas Theta: São as ondas da Meditação profunda, da visualização, da inspiração e da criatividade. O estado experimentado se caracteriza pelo conhecimento do subconsciente e das recordações antigas. As ondas Theta são produzidas freqüentemente por crianças, artistas e pessoas criativas. As ondas Theta se caracterizam por frequências de 3 a 7 Hz. Ondas Delta: São as ondas do sono profundo e se caracterizam por frequências de 1 a 3 Hz.

Ondas Delta: A freqüência Delta é a mais lenta das frequências e é experimentada em sono profundo, sem sonhos e em profunda meditação transcendental, onde a consciência está totalmente isolada. Delta é o reino da sua mente inconsciente, a porta de entrada para a mente universal e do inconsciente coletivo, onde a informação recebida é de uma outra forma indisponível no nível consciente. Entre muitas coisas, o sono profundo é importante para o processo de cura – está conectado com a cura profunda e a regeneração. Por isso, não ter sono profundo o suficiente é prejudicial para a sua saúde em mais de um sentido.

De qualquer forma, toda esta visão aqui ainda é cartesiana e reducionista, assim é insuficiente para uma análise consciencial mais profunda, mas serve de início aos estudos como uma referência básica.

 

2 comentários em “ONDAS CEREBRAIS E OS HEMISFÉRIOS”

  1. Que matéria legal e de fácil compreensão. Deus abençoe.

    Melhor que a matéria é a sua descrição no perfil, biografia kk. Parece ser um ser humano nobre, ainda bem que existem homens iguais o senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com