ONDAS CEREBRAIS E OS HEMISFÉRIOS

ONDAS CEREBRAIS E OS HEMISFÉRIOS

Subutilização – Os psicólogos e neurologistas acreditam que só utilizamos em toda nossa vida 10% de nosso potencial. Nossa vida está quase totalmente voltada para o lado material. É uma tradição cultural, o Status Quo, o orgulho e a vaidade. Nós nos envenenamos pelos nossos próprios pensamentos e sentimentos, assim nos agredimos e agredimos aos outros e muitas vezes as pessoas que mais amamos.

Hemisférios – Nosso cérebro está dividido em dois hemisférios: Direito e Esquerdo. O esquerdo é o dominante em nossa cultura. Ele é o racional, o calculista, o planejador, é a vontade consciente. Nossa educação desde cedo reprime nossos sentimentos e instintos naturais que são características do hemisfério cerebral direito.

Hemisfério Esquerdo                Hemisfério Direito

Lógico / Racional                      Intuitivo / Emocional

hemisferios cerebrais

Desequilíbrio – Esta educação causa um desequilíbrio que gera infelicidade. Quando a pessoa sente um impulso natural que contraria os modelos sociais, começa a ser criticada e reprimida por ser diferente e acaba por se sentir culpada enquanto tem reações humanas e naturais.

Sucesso – Nos homens bem-sucedidos existe um maior equilíbrio no potencial destes dois hemisférios, (são 5% da população). Os hemisférios cerebrais destes homens trabalham juntos se somando ao invés de subtrair. A Meditação TRANSPESSOAL causa uma geração de coerência ou sincronicidade nas ondas cerebrais de um hemisfério em relação ao outro.

Sincronicidade – As ondas em fase (sincronia) somam potência, enquanto as fora de fase se anulam ou se enfraquecem. A coerência das ondas cerebrais são ondas que se reforçam criando harmonia e força mental.


Características das Ondas Cerebrais

No cérebro, a somatória da atividade elétrica de milhões de neurônios, principalmente no córtex, podem ser observadas no eletroencefalograma (EEG), um aparelho que registra a atividade elétrica das células do cérebro durante os diversos estados em que se encontra uma pessoa, desde a vigília até o sono profundo.

As células nervosas apresentam diferenças de potencial elétrico em relação ao líquido em que está mergulhada. Potencial de ação refere-se a uma breve flutuação de cargas elétricas na membrana do neurônio, causada pela rápida abertura e fechamento de canais iônicos dependentes de voltagem (fluxo de íons).

Potenciais de ação percorrem como ondas os axônios dos neurônios, para transferir informação de um lugar a outro no sistema nervoso. Uma onda pode ser de alta ou baixa amplitude (voltagem) e alta ou baixa frequência (regularidade).

Ondas Gama: Esta faixa gama é a mais recente descoberta e é a frequência mais rápida, acima de 40Hz. Enquanto pouco se sabe sobre este estado da mente, investigações iniciais mostram que as ondas Gama estão associadas com fortes rajadas de discernimentos (insights) e de alto nível de processamento da informação.

Ondas Beta: Correspondem ao estado de vigilância e atenção. O cérebro está acordado atento ao mundo exterior. É a vigília. São estas as ondas da aprendizagem (recepção de informações), estas ondas são ligadas ao estresse. As ondas Beta se caracterizam por frequências rápidas, 13 a 20 Hz.

Ondas Alfa: Correspondem ao estado de repouso, ao relaxamento mental e muscular. O estado de consciência experimentado é o de calma, tranqüilidade e paz. As pessoas estressadas tem dificuldade de produzi-las. As ondas Alfa se caracterizam por frequências de 8 a 13 Hz.Ondas

Ondas Theta: São as ondas da Meditação profunda, da visualização, da inspiração e da criatividade. O estado experimentado se caracteriza pelo conhecimento do subconsciente e das recordações antigas. As ondas Theta são produzidas freqüentemente por crianças, artistas e pessoas criativas. As ondas Theta se caracterizam por frequências de 3 a 7 Hz. Ondas Delta: São as ondas do sono profundo e se caracterizam por frequências de 1 a 3 Hz.

Ondas Delta: A freqüência Delta é a mais lenta das frequências e é experimentada em sono profundo, sem sonhos e em profunda meditação transcendental, onde a consciência está totalmente isolada. Delta é o reino da sua mente inconsciente, a porta de entrada para a mente universal e do inconsciente coletivo, onde a informação recebida é de uma outra forma indisponível no nível consciente. Entre muitas coisas, o sono profundo é importante para o processo de cura – está conectado com a cura profunda e a regeneração. Por isso, não ter sono profundo o suficiente é prejudicial para a sua saúde em mais de um sentido.

De qualquer forma, toda esta visão aqui ainda é cartesiana e reducionista, assim é insuficiente para uma análise consciencial mais profunda, mas serve de início aos estudos como uma referência básica.

 

O que você achou?

Sobre o(a) autor(a)

Dalton Campos Roque - Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia e também em Educação em Valores Humanos. - Não sou pesquisador da consciência, nem de religiões ou afins, sou apenas um escritor intuído e poeta ingênuo e romântico, médium intuitivo e inspirado, anímico e mediúnico. - Não sou entendido e nem autoridade em nenhum assunto, nem evoluído ou melhor que ninguém, até pelo contrário. - Este site é apenas uma modesta tarefa de redenção consciencial e mais nada, serve para dar vazão o que me surge na mente e que "vaza" pelo coração. Aqui estão "esculpidos" todos os meus defeitos e limitações , sem mais aparências, enfeites ou rótulos, não sou nada e nem sei de nada. Sou o "Tio Dalton" de forma irreverente, bem humorado e brincalhão. Curto rock progressivo, rock pesado, música new age e músicas mais espirituais em geral, adoro filmes de ficção científica e ação, curto eletrônica, áudio, física e matemática, tomo muito café, como carne, estou negligente na leitura e na meditação além de muito preguiçoso. Sou simples, irreverente, caipira e "sinto muitas saudades do meu planeta". MEU SONHO É UNIR AS PESSOAS NUM ÚNICO PROPÓSITO DE EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL e a transcender as vaidades pessoais e egoísmos materiais; (utopia factível se não fosse a "babaquice" das pessoas). - "Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso". ------------- DEIXE UM COMENTÁRIO EDUCADO, ELEGANTE E BEM ESCRITO, MOTIVE-NOS!! Não abuse, os comentários são moderados.

Deixe um comentário

Comentário (requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requerido)
E-mail (requerido)