nadis meridianos

O QUE SÃO NÁDIS

Os nádis são linhas de força ou condutos bioenergéticos que não devem ser confundidas com os nervos ou plexos do corpo físico. São condutores de energia. Os estudos de Motoyama (Teoria dos Chacras, Ed. Pensamento) indicam que eles podem ser comparados aos meridianos sobre os quais trabalha a acupuntura.

No corpo etérico (duplo etérico, holochacra, energossoma), denominado também pelos teosofistas de corpo físico invisível (porque nasce com o corpo físico e com ele desaparece), os nádis se apresentam como se fossem milhares de finos filamentos de gás néon, na visão de um clarividente, entrecruzando-o em toda sua extensão.

O número deles difere na literatura hindu, pelo que se atribui um caráter esotérico às quantidades apontadas: 72.000, 550.000, 720.000. Os mais importantes são sushumna, ida e pingala, sendo que sushumna está dentro da coluna e domina a todos os demais.

 

Michel Coquet[1] esclarece:

Cada nádi tem uma natureza quíntupla e encerra cinco fibras de energia estreitamente ligadas no interior de uma bainha que os recobre. Estes filamentos de energia são unidos uns aos outros em relações transversais.

Cinco tipos de energia formam uma unidade. Tomados em seu conjunto, formam a própria bainha etérica. Por meio desses cinco canais correm os cinco pranas maiores, vitalizando todo o organismo humano.

 

Ida, pingala, sushumna

O nádi que sobe pela esquerda é o Ida; o da direita, o Pingala. Estão, porém, dispostos de forma paralela[2]. No centro corre um canal: é o nádi Sushumna. Ao longo da coluna vai formando uma série de confluências ou filtros (granthi[3]). O primeiro no chacra umbilical, o segundo no chacra cardíaco e o terceiro no chacra frontal, onde desembocam. Ida e Pingala estão sempre ativos, mas o Sushumna permanece inativo, pois o prana ainda não circula através dele.

[1] In “Les Çakras: L”anotomic occulte de 1″homme” de M. Coquet. Paris, Dervy-livres, 1982 – Os Poderes Psíquicos dos Centros.

[2] Conversando com Wagner Borges, este comentou que por sua clarividência observou, que estes nádis são paralelos, fato este, segundo o mesmo, confirmado por outros amigos. A literatura costuma mostrar e descrever que são ondulados, em forma de números oitos. Acredita-se que possa existir um sentido metafórico nestes desenhos e explicações antigos, ou mesmo, possa ser uma visão englobando várias dimensões. Não é o objetivo da presente obra.

[3] A palavra granthi significa nó. Do ponto de vista Yogue, esses nós representam uma dificuldade (desacelerador) de passagem da energia sutil (prana), e, em termos psicológicos, a sua existência acarreta a impossibilidade de se viver a plenitude do ser. Eles estão localizados nos Chacras Muladhara, Anahata e Ajnã e denominados, respectivamente, Brahma Granthi, Vishnu Granthi e Shiva Granthi.

14 comentários em “O QUE SÃO NÁDIS”

  1. Marcelo Sette Câmara

    Dalton, gostei bastante de seu texto. Estou dando um curso on-line (sem custo) para 96 pessoas, onde uma parte se refere aos Chakras. Nessa parte faço menção aos Nadis. Gostaria de saber se você me autoriza utilizar parte de seu texto, com as devidas referências, na apostila que repasso para o pessoal.

    1. Fique à vontade Marcelo, a honra vai nossa por aqui. parabéns por disponibilizar ensinamentos gratuitos. Precisamos de gente responsável na web. Abração e boa sorte.

  2. Excelente artigo, pois pude esclarecer várias dúvidas quanto ao meu curso de Psicoterapia Holística Integrada.

  3. REGINA E M CARBONI

    Gostei da descrição de suas características!! Este assunto é muito interessante, apesar de não praticar a Yoga, mas sou reikiana e dou cursos aqui em Bauru (SP) e gostei muito da sua explicação. Posso utilizá-la nos meus cursos? Grata!

    1. Claro Regina,
      Fique a vontade.
      O site é para ajudar as pessoas.
      Se for possível e quando for adequado indique o site, peço apenas isso, tenho mais de 1500 textos por aqui, tudo aberto e grátis.
      Abraços,
      Dalton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com