O QUE É MANTRA?

O QUE É MANTRA?

Mantra (do sânscrito Man: mente e Tra: controle). Os mantras originaram do hinduísmo[1], porém são utilizados também no budismo, jainismo[2] e atualmente em todo ocidente (em linhas de Ioga, de meditação, do espiritualismo e do espiritismo avançado). O mantra é uma fórmula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente pelos fiéis de certas correntes budistas e hinduístas.

O termo é uma palavra em sânscrito que significa ‘controle da mente’. O mantra é repetido de forma a auxiliar a concentração durante a meditação, mas também evoca forças sutis externas.

Usar mantras ou entoar mantras são a mesma coisa. Os mantras podem ser verbalizados ou pensados, portanto, o sentido mais correto são pensamentos de poder. Estes pensamentos evocam outras energias e entidades semelhantes agregadas a elas. Podem ser em qualquer idioma além do sânscrito. Mantras são senhas energéticas para localizarmos, acessarmos e nos conectarmos com certas egrégoras[3].

[1] Hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Frequentemente é chamado de Sanātana Dharma por seus praticantes, frase em sânscrito que significa “a eterna (perpétua) dharma (lei)” <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hindu%C3%ADsmo>

[2] O jainismo ou jinismo é uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo, compartilhando com este último a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central. Considera-se que a sua origem antecede o Bramanismo, embora seja mais provável que tenha surgido na sua forma atual no século V a.C., em resultado da ação religiosa do Mahavira.

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Jainismo>

[3] O vocábulo egrégora, vem do grego egregorien (“velar” ou “cuidar”). Apenas são egrégoras os pensamentos, sentimentos, energias elevadíssimos como os dos Avatares da história da humanidade, consolidados ao longo de séculos e milênios de sadia exteriorização etc… <https://consciencial.org/ciencia-espiritualidade/holopensenes-o-que-sao/>

2 comentários em “O QUE É MANTRA?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com