O QUE É MANTRA?

O QUE É MANTRA?

Mantra (do sânscrito Man: mente e Tra: controle). Os mantras originaram do hinduísmo[1], porém são utilizados também no budismo, jainismo[2] e atualmente em todo ocidente (em linhas de Ioga, de meditação, do espiritualismo e do espiritismo avançado). O mantra é uma fórmula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente pelos fiéis de certas correntes budistas e hinduístas.

O termo é uma palavra em sânscrito que significa ‘controle da mente’. O mantra é repetido de forma a auxiliar a concentração durante a meditação, mas também evoca forças sutis externas.

Usar mantras ou entoar mantras são a mesma coisa. Os mantras podem ser verbalizados ou pensados, portanto, o sentido mais correto são pensamentos de poder. Estes pensamentos evocam outras energias e entidades semelhantes agregadas a elas. Podem ser em qualquer idioma além do sânscrito. Mantras são senhas energéticas para localizarmos, acessarmos e nos conectarmos com certas egrégoras[3].

[1] Hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Frequentemente é chamado de Sanātana Dharma por seus praticantes, frase em sânscrito que significa “a eterna (perpétua) dharma (lei)” <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hindu%C3%ADsmo>

[2] O jainismo ou jinismo é uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo, compartilhando com este último a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central. Considera-se que a sua origem antecede o Bramanismo, embora seja mais provável que tenha surgido na sua forma atual no século V a.C., em resultado da ação religiosa do Mahavira.

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Jainismo>

[3] O vocábulo egrégora, vem do grego egregorien (“velar” ou “cuidar”). Apenas são egrégoras os pensamentos, sentimentos, energias elevadíssimos como os dos Avatares da história da humanidade, consolidados ao longo de séculos e milênios de sadia exteriorização etc… <http://consciencial.org/ciencia-espiritualidade/holopensenes-o-que-sao/>

O que você achou?

Sobre o(a) autor(a)

Dalton Campos Roque - Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia e também em Educação em Valores Humanos. - Não sou pesquisador da consciência, nem de religiões ou afins, sou apenas um escritor intuído e poeta ingênuo e romântico, médium intuitivo e inspirado, anímico e mediúnico. - Não sou entendido e nem autoridade em nenhum assunto, nem evoluído ou melhor que ninguém, até pelo contrário. - Este site é apenas uma modesta tarefa de redenção consciencial e mais nada, serve para dar vazão o que me surge na mente e que "vaza" pelo coração. Aqui estão "esculpidos" todos os meus defeitos e limitações , sem mais aparências, enfeites ou rótulos, não sou nada e nem sei de nada. Sou o "Tio Dalton" de forma irreverente, bem humorado e brincalhão. Curto rock progressivo, rock pesado, música new age e músicas mais espirituais em geral, adoro filmes de ficção científica e ação, curto eletrônica, áudio, física e matemática, tomo muito café, como carne, estou negligente na leitura e na meditação além de muito preguiçoso. Sou simples, irreverente, caipira e "sinto muitas saudades do meu planeta". MEU SONHO É UNIR AS PESSOAS NUM ÚNICO PROPÓSITO DE EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL e a transcender as vaidades pessoais e egoísmos materiais; (utopia factível se não fosse a "babaquice" das pessoas). - "Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso". ------------- DEIXE UM COMENTÁRIO EDUCADO, ELEGANTE E BEM ESCRITO, MOTIVE-NOS!! Não abuse, os comentários são moderados.

Deixe um comentário

Comentário (requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requerido)
E-mail (requerido)