EXPLICANDO ALGUNS TIPOS DE MEDITAÇÃO

EXPLICANDO ALGUNS TIPOS DE MEDITAÇÃO

A meditação foi adotada por vários sistemas filosóficos e se faz de diversas formas: caminhando, contemplando, visualizando, etc. A seguir, algumas escolas de meditação mais conhecidas (DANUCALOV e SIMÕES, 2009).

 

  • Meditação transcendental (MT) – é uma das técnicas mais populares no Ocidente, criada por Maharishi Mahesh Yogui, um mestre indiano que popularizou a meditação. Maharishi considera que a dualidade é a causa fundamental do sofrimento e para transcender a dualidade, desenvolveu a técnica da meditação através da repetição de um mantra, uma palavra ou um som do sânscrito.  Para Maharishi, na MT, é vital a escolha do mantra adequado para cada indivíduo.  Os próprios mantras não são exclusivos da MT, e sim derivados de fontes do sânscrito.  Nesta meditação, os meditadores são instruídos a evitar a concentração esforçada e a trazer a mente de volta ao mantra sempre que dispersar.  Segundo Maharishi, a meditação transcendental  é a condução da atenção na direção dos mais sutis níveis de pensamento até que a mente transcenda a experiência do mais sutil estado de pensamento, chegando à fonte do pensamento (GOLEMAN, 1988).

 

  • O Yoga de Patânjali – Segundo Goleman (1988) a maioria dos sistemas de meditação indianos reconhece o Yoga Sutras como uma fonte de seus próprios métodos. Para Bhaskarananda, a experiência da verdade suprema é o mais elevado objetivo da meditação e complementa:

 

De acordo com os sábios, deveríamos meditar unicamente para atingir a finalidade mais elevada da vida humana que é realizar a divindade ou a Verdade última.  É preciso deixar bem claro que a meditação, cuja forma mais elevada é o samadhi, é apenas um meio e não o objetivo em si.  Em samadhi a mente liberta-se de todos os pensamentos e consegue atingir um estado de quietude absoluta.  Patânjali chama este estado mental de yoga (2005, p. 7).

 

  • O tantra indiano e o yoga Kundalini – Goleman (1988) indica que o tantra indiano desperta energias latentes, alterando a consciência. Para a filosofia tântrica, a Kundalini é uma reserva de energia espiritual.  O sistema siddha-yoga é uma versão moderna do yoga Kundalini e  começa com asana, pranayamas, mantras e meditação.  O objetivo é despertar a kundalini.  A elevação da kundalini conduz o praticante ao samadhi.

 

  • O budismo tibetano – consiste em quatro passos para atingir o samadhi. Primeiro é a fixação inicial da mente do meditador em algum objeto. Segundo é manter a concentração intermitente.  Ocorrem as distrações que se alternam com a atenção no objeto.  Terceiro é quando a mente ultrapassa todo distúrbio, permitindo-lhe concentrar-se no objeto sem nenhuma interrupção.  Quarto, é a quietude mental, em que a concentração total vem com esforço mínimo (GOLEMAN, 1988).

Se você não tem 15 minutos para meditar duas vezes ao dia, você não tem uma vida. Dalton Campos Roque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com