O KARMA E SUAS LEIS – PERGUNTAS E RESPOSTAS

O KARMA E SUAS LEIS – PERGUNTAS E RESPOSTAS

Extrato do livro O Karma e Suas Leis de Ramatís – Perguntas e respostas

Livro O Karma e suas Leis - Ramatis

Livro O karma e suas Leis – Ramatis

Karma = Carma = Ação

Karma é um termo sânscrito que significa atividade, ação e quer dizer lei de causalidade ou lei de ajuste.

Para efeito didático inserimos nesta nova edição mais esta seção de perguntas e respostas a fim de dirimir dúvidas residuais.

Nos valemos também de um pouco de redundância, mas é com intenção didática e proposital.


O que mais aumentou o karma negativo planetário?

Foram as duas guerras mundiais. Este karma negativo demorará gerações a se diluir e transformar-se em compensação.


O que mais aumenta o karma negativo planetário no início do século XXI?

É o uso de drogas. Com elas vem a reboque tudo de ruim que se conhece.

Traz crime, violência, prostituição, doença, suicídio, destruição de famílias inteiras, tráfico de armas, etc.

Os traficantes são apenas o resultado, a demanda quem cria é o usuário.

Então, violento não são os traficantes, mas os usuários de droga que financiam tal violência.

Estes adquirem o mal físico e espiritual do uso da droga e ainda o karma negativo de serem os responsáveis pela existência da droga na sociedade.


Quais as funções e trabalhos modernos que mais adquirem karma negativo?

São as mesmas que estão susceptíveis de quitar maior quantidade de karma negativo no atacado, são as administrações públicas, os cargos de poder e os cargos políticos que definem a vida de todos.

Os indivíduos desonestos e egoístas que utilizam o cargo para enriquecer e fazer maracutaias são os mais lesados karmicamente.

Podemos compará-los aos atos de violência como os de assassinato.

A violência e o prejuizo social e espiritual que estes desvios geram são karmicamente ostensivos e demorados de se recuperar.

Estes indivíduos ficam agravados ainda mais com o defeito do orgulho que impede de reconhecer os erros e tocar a evolução.


Quais as outras funções que mais adquirem karma negativo após a anterior?

Depois das funções políticas e administrativas são as fábricas de armas e seus correlatos e derivados e em seguida são os líderes espirituais corruptos, falsos, que enganam seus fiéis simples a fim de captar recursos financeiros.

Seus crimes se dão não apenas pelo interesse financeiro, mas principalmente por desinformarem as pessoas prometendo um céu falso e distorcendo a Bíblia em prol de sua empresa igrejista.

Há também religiosos e espiritualistas que não possuem interesse financeiro, mas exercem a força que podem para impor suas ideias se valendo de críticas levianas, e acusações ácidas a seus semelhantes dignos.


Quais funções adquirem karma positivo atualmente?

São as que ajudam o ser humano a evoluir consciencialmente.

São os orientadores espiritualistas dignos e honestos de todas as religiões e opções evolutivas.

Depois destes são os que tratam da parte psíquica, emocional e física para o bem estar do ser humano: professores, educadores, terapeutas, psicólogos, médicos, enfermeiros, entre centenas de outras opções.

Lembramos que a evolução espiritual ou consciencial é semelhante – no entendimento – a mesma evolução do cientista Darwin, mas ela é focada na evolução, melhoria do Espírito, da Consciência, do Ser, da Alma, das Virtudes, etc.


É possível uma transferência, atenuação ou anulação de karma negativo do mestre para o discípulo?

Este é o sonho de todo místico preguiçoso.

Ter o carinho especial de um mestre, ou seja, ser o “preferido” e ainda ter suas dívidas e débitos aliviados de alguma dessas formas citadas.

Vamos usar uma analogia simples.

Imagine um pai que perdoa uma dívida em dinheiro ao filho, ele espera que isto se converta em sucesso para o filho, mas este sucesso só será realidade com trabalho do mesmo, embora tenha tido ajuda.

Acontece a mesma coisa quando algum mestre encarnado faz isto com seu discípulo, mas por outro ângulo.

Antes de explicar temos que dizer que não existem mais mestres conhecidos encarnados.

Ou estão desencarnados ou estão em completo anonimato para evitarem a gurulatria incauta, a carência afetiva e insegurança evolutiva dos humanos encarnados.

Então o que um mestre faz é adiantar um karma positivo, ou seja, ele adianta um crédito a este discípulo para que isto facilite o trabalho de seu dharma, que por sua vez irá ajudar na evolução consciencial de outras pessoas e dessa forma irá quitar este empréstimo automaticamente.

Da mesma forma que para pegar um empréstimo num banco você precisa ter seu perfil analisado a fim de saberem de seu potencial de pagar, o mestre também faz isto com o hipotético discípulo, ele terá que ter o potencial de realizar um dharma digno de receber tal adiantamento.

Dharma = Dharma é “o caminho da justiça, “a maneira correta”, comportamento “adequado”, “decente ” ou “apropriado”.


Quem são os Senhores do Karma?

Senhores do Karma ou Orientadores Evolutivos ou o nome que quiser, não importa, são super amparadores, grandes espíritos na hierarquia evolutiva que são responsáveis pela evolução consciencial de grandes grupos de pessoas, ou seja, são consciências com grande extensão polikármica.


É possível modificar o karma negativo de uma vez com o arrependimento?

Sem arrependimento não muda-se nada!

Há ainda quem distinga remorso de arrependimento, alegando que o primeiro é apenas emocional e passageiro e o segundo sincero, real e definitivo.

O karma negativo é modificado gradualmente e nunca instantaneamente.

Quanto tempo leva para você destruir uma mesa?

E para construí-la?

Não basta o arrependimento, é preciso reconstruir os danos que se causou e estabelecer novo estado de consciência de mudança espiritual definitiva, num modo que jamais se retorne ao estado anterior de erro.


Como negocio meu karma negativo?

Arrependendo-se e agindo.

Aproveitamos para ensinar também a como piorá-lo: reclamar revoltando-se e fugindo.


Porque certos Espíritas tem tanto avesso ao termo Karma ou Carma e preferem Causa e Efeito?

Os Espíritas menos flexíveis têm avesso a tudo que não seja exclusivamente Kardec.

Mas Herculano Pires, um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no Brasil a aceitava tranquilamente dizendo que ela pode ser utilizada, porque expressa com mais facilidade, com uma única palavra, lei de causa e efeito, ou ação e reação.


Há pessoas em que a vida é toda sofrimento e nunca nada dá certo? O que pode explicar?

Vamos supor de início dois tipos de pessoas: as que possuem um sofrimento real e uma vida dura, e as que são negativas, reclamonas, lamuriosas e orgulhosas.

Supondo então o primeiro tipo citado, respondemos que embora a pessoa não perceba que as coisas estão melhorando, mas ela está quitando seus karmas negativos naquela luta.

A melhoria se dá a nível íntimo e consciencial, embora por fora continuem as misérias, solidões, doenças e humilhações. Ela só perceberá a melhoria após desencarnar.

Não há injustiça nisso, afinal, pela lei de causa e efeito, a própria pessoa escolheu esta situação, ela mesmo se voluntariou a tal sofrimento.

Pois então, é só cumprir a Lei, que no devido tempo tudo voltará ao normal mesmo que dure até o fim da vida.

Agora supondo o segundo tipo de pessoa, mais comum do que se pensa, são tipos com orgulho, vaidade e arrogância dissimulados, que não admitem ceder, aprender e entender.

Querem mudar tudo na marra, desejam que tudo seja absolutamente como eles querem, são controladores, arrogantes, que não desejam mudar, então não conseguindo, se transformam num poço de sofrimento auto impingido.

Esses tipos poderiam e podem melhorar suas vidas num estalo de dedos, ao contrário dos primeiros que estão realmente numa interprisão grupokármica.

Os segundos podem mudar seu ambiente apenas modificando seu clima psíquico e abrindo seus corações a modéstia e humildade.


Como transformar o karma em dharma ?

A pergunta correta será: “como transformar o karma negativo em dharma”, pois temos o karma positivo também.

Este é um processo natural a que todo tendemos no decorrer das reencarnações.

O que desejamos é agilizar este procedimento.

Consiste num conjunto de ações disciplinares contínuas que realmente não são fáceis, pois exige tempo e paciência, e sabemos, estamos na era do imediatismo, afobação e ansiedade.

Não se evolui correndo, se evolui corretamente, direito e com paciência.

A evolução consciencial consiste basicamente nas virtudes e na ética e seus desdobramentos (consciencioética, bioética, etc) e não apenas em estudos e intelectualização, embora estes também sejam importantes.

Então a primeira coisa é acabar com preconceito, com moralismo, com julgamento, pois isto abre a mente e o coração e leva a pessoa ao universalismo, dando competência a entender melhor as complexidades evolutivas que muitas vezes são paradoxais.

Depois com bases nesse comportamento consciencioético deve desenvolver a intelectualidade, a comunicatividade, o parapsiquismo, a mediunidade, a projetabilidade (projeção astral) sempre paralelas as virtudes da humildade, paciência e perdão a todos.


Gostou desse artigo? Então compartilhe, alguém pode estar precisando desse esclarecimento.
Ah, deixe seu comentário, isso pode me ajudar a criar outros conteúdos.
E ainda vote nas estrelas lá embaixo, obrigado!

O que você achou?

Sobre o(a) autor(a)

Dalton Campos Roque - auto intitulado como "Tio Dalton" de forma irreverente, sempre bem humorado e brincalhão. Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia e em Educação em Valores Humanos. Manifestou eventos paranormais e mediúnicos desde o berço e foi criado neste meio, pois seu pai e dois irmãos também manifestavam fenômenos parapsíquicos ostensivos. Começou a aprender com o pai (que é médico e Parapsicólogo) Parapsicologia e Hipnose a partir dos 14 anos de idade. ----- Professor de Informática, espiritualista universalista, médium intuitivo, curioso e espontâneo em desconstruir falácias religiosas, espiritualistas e "New Age's". ----- Curte Rock Progressivo, Rock pesado, música New Age e músicas mais espirituais em geral, adora filmes de ficção científica e ação. Curte eletrônica, áudio, física e matemática. ----- É simples, irreverente, se denomina "caipira" e "sente muitas saudades de seu planeta". ----- O que mais aprecia é escrever, aprender, criar "coisas" novas e originais e organizar conhecimento com tendências mais científicas. Detesta o misticismo exacerbado New Age, o que considera uma desinformação. --- -Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.---- "Se você não quer ser criticado, pelo amor de Deus, não crie nada novo./ A única maneira de pensar fora da caixa é inventar um jeito de sair dela./ Se você quer inovar, deve estar disposto a ser incompreendido./ O fracasso e a inovação são inseparáveis." - Pensamentos de Jeff Bezoz CEO da Amazon internacional

Deixe um comentário

Comentário (requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requerido)
E-mail (requerido)