O karma e suas leis perguntas e respostas

O KARMA E SUAS LEIS – PERGUNTAS E RESPOSTAS

Extrato do livro O Karma e Suas Leis de Ramatís – Perguntas e respostas

Livro O Karma e suas Leis - Ramatis
Livro O karma e suas Leis – Ramatis

Karma = Carma = Ação

Karma é um termo sânscrito que significa atividade, ação e quer dizer lei de causalidade ou lei de ajuste.

Para efeito didático inserimos nesta nova edição mais esta seção de perguntas e respostas a fim de dirimir dúvidas residuais.

Nos valemos também de um pouco de redundância, mas é com intenção didática e proposital.


O que mais aumentou o karma negativo planetário?

Foram as duas guerras mundiais. Este karma negativo demorará gerações a se diluir e transformar-se em compensação.


O que mais aumenta o karma negativo planetário no início do século XXI?

É o uso de drogas. Com elas vem a reboque tudo de ruim que se conhece.

Traz crime, violência, prostituição, doença, suicídio, destruição de famílias inteiras, tráfico de armas, etc.

Os traficantes são apenas o resultado, a demanda quem cria é o usuário.

Então, violento não são os traficantes, mas os usuários de droga que financiam tal violência.

Estes adquirem o mal físico e espiritual do uso da droga e ainda o karma negativo de serem os responsáveis pela existência da droga na sociedade.


Quais as funções e trabalhos modernos que mais adquirem karma negativo?

São as mesmas que estão susceptíveis de quitar maior quantidade de karma negativo no atacado, são as administrações públicas, os cargos de poder e os cargos políticos que definem a vida de todos.

Os indivíduos desonestos e egoístas que utilizam o cargo para enriquecer e fazer maracutaias são os mais lesados karmicamente.

Podemos compará-los aos atos de violência como os de assassinato.

A violência e o prejuizo social e espiritual que estes desvios geram são karmicamente ostensivos e demorados de se recuperar.

Estes indivíduos ficam agravados ainda mais com o defeito do orgulho que impede de reconhecer os erros e tocar a evolução.


Quais as outras funções que mais adquirem karma negativo após a anterior?

Depois das funções políticas e administrativas são as fábricas de armas e seus correlatos e derivados e em seguida são os líderes espirituais corruptos, falsos, que enganam seus fiéis simples a fim de captar recursos financeiros.

Seus crimes se dão não apenas pelo interesse financeiro, mas principalmente por desinformarem as pessoas prometendo um céu falso e distorcendo a Bíblia em prol de sua empresa igrejista.

Há também religiosos e espiritualistas que não possuem interesse financeiro, mas exercem a força que podem para impor suas ideias se valendo de críticas levianas, e acusações ácidas a seus semelhantes dignos.


Quais funções adquirem karma positivo atualmente?

São as que ajudam o ser humano a evoluir consciencialmente.

São os orientadores espiritualistas dignos e honestos de todas as religiões e opções evolutivas.

Depois destes são os que tratam da parte psíquica, emocional e física para o bem estar do ser humano: professores, educadores, terapeutas, psicólogos, médicos, enfermeiros, entre centenas de outras opções.

Lembramos que a evolução espiritual ou consciencial é semelhante – no entendimento – a mesma evolução do cientista Darwin, mas ela é focada na evolução, melhoria do Espírito, da Consciência, do Ser, da Alma, das Virtudes, etc.


É possível uma transferência, atenuação ou anulação de karma negativo do mestre para o discípulo?

Este é o sonho de todo místico preguiçoso.

Ter o carinho especial de um mestre, ou seja, ser o “preferido” e ainda ter suas dívidas e débitos aliviados de alguma dessas formas citadas.

Vamos usar uma analogia simples.

Imagine um pai que perdoa uma dívida em dinheiro ao filho, ele espera que isto se converta em sucesso para o filho, mas este sucesso só será realidade com trabalho do mesmo, embora tenha tido ajuda.

Acontece a mesma coisa quando algum mestre encarnado faz isto com seu discípulo, mas por outro ângulo.

Antes de explicar temos que dizer que não existem mais mestres conhecidos encarnados.

Ou estão desencarnados ou estão em completo anonimato para evitarem a gurulatria incauta, a carência afetiva e insegurança evolutiva dos humanos encarnados.

Então o que um mestre faz é adiantar um karma positivo, ou seja, ele adianta um crédito a este discípulo para que isto facilite o trabalho de seu dharma, que por sua vez irá ajudar na evolução consciencial de outras pessoas e dessa forma irá quitar este empréstimo automaticamente.

Da mesma forma que para pegar um empréstimo num banco você precisa ter seu perfil analisado a fim de saberem de seu potencial de pagar, o mestre também faz isto com o hipotético discípulo, ele terá que ter o potencial de realizar um dharma digno de receber tal adiantamento.

Dharma = Dharma é “o caminho da justiça, “a maneira correta”, comportamento “adequado”, “decente ” ou “apropriado”.


Quem são os Senhores do Karma?

Senhores do Karma ou Orientadores Evolutivos ou o nome que quiser, não importa, são super amparadores, grandes espíritos na hierarquia evolutiva que são responsáveis pela evolução consciencial de grandes grupos de pessoas, ou seja, são consciências com grande extensão polikármica.


É possível modificar o karma negativo de uma vez com o arrependimento?

Sem arrependimento não muda-se nada!

Há ainda quem distinga remorso de arrependimento, alegando que o primeiro é apenas emocional e passageiro e o segundo sincero, real e definitivo.

O karma negativo é modificado gradualmente e nunca instantaneamente.

Quanto tempo leva para você destruir uma mesa?

E para construí-la?

Não basta o arrependimento, é preciso reconstruir os danos que se causou e estabelecer novo estado de consciência de mudança espiritual definitiva, num modo que jamais se retorne ao estado anterior de erro.


Como negocio meu karma negativo?

Arrependendo-se e agindo.

Aproveitamos para ensinar também a como piorá-lo: reclamar revoltando-se e fugindo.


Porque certos Espíritas tem tanto avesso ao termo Karma ou Carma e preferem Causa e Efeito?

Os Espíritas menos flexíveis têm avesso a tudo que não seja exclusivamente Kardec.

Mas Herculano Pires, um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no Brasil a aceitava tranquilamente dizendo que ela pode ser utilizada, porque expressa com mais facilidade, com uma única palavra, lei de causa e efeito, ou ação e reação.


Há pessoas em que a vida é toda sofrimento e nunca nada dá certo? O que pode explicar?

Vamos supor de início dois tipos de pessoas: as que possuem um sofrimento real e uma vida dura, e as que são negativas, reclamonas, lamuriosas e orgulhosas.

Supondo então o primeiro tipo citado, respondemos que embora a pessoa não perceba que as coisas estão melhorando, mas ela está quitando seus karmas negativos naquela luta.

A melhoria se dá a nível íntimo e consciencial, embora por fora continuem as misérias, solidões, doenças e humilhações. Ela só perceberá a melhoria após desencarnar.

Não há injustiça nisso, afinal, pela lei de causa e efeito, a própria pessoa escolheu esta situação, ela mesmo se voluntariou a tal sofrimento.

Pois então, é só cumprir a Lei, que no devido tempo tudo voltará ao normal mesmo que dure até o fim da vida.

Agora supondo o segundo tipo de pessoa, mais comum do que se pensa, são tipos com orgulho, vaidade e arrogância dissimulados, que não admitem ceder, aprender e entender.

Querem mudar tudo na marra, desejam que tudo seja absolutamente como eles querem, são controladores, arrogantes, que não desejam mudar, então não conseguindo, se transformam num poço de sofrimento auto impingido.

Esses tipos poderiam e podem melhorar suas vidas num estalo de dedos, ao contrário dos primeiros que estão realmente numa interprisão grupokármica.

Os segundos podem mudar seu ambiente apenas modificando seu clima psíquico e abrindo seus corações a modéstia e humildade.


Como transformar o karma em dharma ?

A pergunta correta será: “como transformar o karma negativo em dharma”, pois temos o karma positivo também.

Este é um processo natural a que todo tendemos no decorrer das reencarnações.

O que desejamos é agilizar este procedimento.

Consiste num conjunto de ações disciplinares contínuas que realmente não são fáceis, pois exige tempo e paciência, e sabemos, estamos na era do imediatismo, afobação e ansiedade.

Não se evolui correndo, se evolui corretamente, direito e com paciência.

A evolução consciencial consiste basicamente nas virtudes e na ética e seus desdobramentos (consciencioética, bioética, etc) e não apenas em estudos e intelectualização, embora estes também sejam importantes.

Então a primeira coisa é acabar com preconceito, com moralismo, com julgamento, pois isto abre a mente e o coração e leva a pessoa ao universalismo, dando competência a entender melhor as complexidades evolutivas que muitas vezes são paradoxais.

Depois com bases nesse comportamento consciencioético deve desenvolver a intelectualidade, a comunicatividade, o parapsiquismo, a mediunidade, a projetabilidade (projeção astral) sempre paralelas as virtudes da humildade, paciência e perdão a todos.


Gostou desse artigo? Então compartilhe, alguém pode estar precisando desse esclarecimento.
Ah, deixe seu comentário, isso pode me ajudar a criar outros conteúdos.
E ainda vote nas estrelas lá embaixo, obrigado!

6 comentários em “O KARMA E SUAS LEIS – PERGUNTAS E RESPOSTAS”

  1. Olá, boa tarde. Eu gostaria de tirar uma dúvida. Estava em um relacionamento, há quase três anos. Acreditei que estivesse mesmo encontrado minha Alma Gêmea. Mas, foram acontecendo algumas situações no meio do caminho que me deixaram muito magoadas e entristecida. Eu, simplesmente, não consegui perdoar- esses fatos que aconteceu no relacionamento quando estavamos mais ou menos com 1 ano e meio de namoro. Mas, como acreditava que era minha outra metade, insisti. Fomos morar juntos, no entanto, começamos a brigar mais e mais. E tudo que acontecia de desagradável ou de ruim, ele colocava a culpa em mim. Moral da história, ele me agrediu – puxou meu cabelo me xingando de vaca, vadia, desgraçada. Depois, pulou no meu pescoço e me deu uma gravata me arrastando até o chão e, a última, ele avançou sobre o meu pescoço dizendo que ia me matar. Eu, claro, não suportei isso e terminei esse relacionamento. Mas, ainda, eu me martirizo porque percebi que o nervosismo dele foi aumentando conforme os meus ciumes e minha magoas não foram sendo suprimidas. Eu desenvolvi um ódio por ele e ele por mim. Assim, nos separamos. Eu gostaria de entender- se você pudesse me ajudar é claro- se as almas gêmeas (coisa que eu acredito, não sei se você ou a linha de pensamento filosófico-religioso que você segue também acredita- desculpe minha ignorância) se as almas gêmeas elas existindo podem mesmo passar a se odiar- como parece ser o caso do meu relacionamento com essa pessoa- e qual a lição que uma mulher pode aprender após sofrer violência doméstica- física. Por que passei por essa situação e qual o aprendizado eu preciso ter? Sei que isso são questões subjetivas que cabe somente a mim responder. Mas, queria mesmo uma opinião de pessoas mais sábias e que tem percurso maior sobre essas questões espirituais. Eu agradeço muito o espaço. Amei os seus textos, são claros e gostosos de ler. Espero que continue com o trabalho. Forte abraço. Marcela

    1. Querida Marcela, eu compreendo e respeito sua dor. pela forma de escrever percebi sua cultura e grau de entendimento, vou discorrer a ideia. Almas gêmeas é um conceito romântico, as almas são afins. Afins de afinadas, entrosadas, de vibrarem em faixas ressonantes próximas uma da outra. Mas somos humanos e cheios de egos, e até mesmo “almas afins” podem dar errado. Acredito, que nenhuma pessoa, homem ou mulher será alma afim de outra que agride a esse nível, ok? Alma afina é essência, é conteúdo de alma, é leveza e não há ciúmes doentios ou posse egoísta, há confiança. A sociedade tem a crença limitante que ciúme faz parte do amor, que um pouco de ciúmes faz bem e isto está muito errado. Amor com ciúme, é posse, e ninguém é de ninguém. As almas tem de ser livres, só assim elas se amarão de verdade. então o que eu te digo é QUE ELE NÃO É OU ERA TUA ALMA GÊMEA! Esqueça-o e toque o barco. Qdo você o perdoar vai se sentir leve de novo, sem ódio, e abrir espaço para um novo amor. E tem que se perdoar também. Faça a oração do perdão da Seicho NO IE, faça Hoponopono, faça EFT, não sei, escolha algo, faça algo para sair disso, eu uso tudo isso para me melhorar como ser humano.

      A lição a ser aprendida: você tinha um carma negativo com ele e quitou. Pronto, tudo terminou, ele pode seguir o caminho dele e você segue o seu. Tenho um livro sobre ALMAS GÊMEAS – Livro Almas Conscienciais: https://clubedeautores.com.br/book/257170–ALMAS_CONSCIENCIAIS

      Eu espero que minhas breves palavras suavizem sua vida, sinceramente. Te envio meu abraço espiritual.

      1. Prezado,
        Vc disse que quando se tem um arma negativo e paga este carma, o relacionamento termina e cada um segue seu caminho.
        Pergunto, existe possibilidade destas pessoas retornarem novamente a viver este relacionamento? Ou pagou paga o carma e acabou, ninguém lembra mais um do outro, esquece um do outro e nem lembram dos momentos bons que viveram, apagão geral?

        Obrigada

        Helena

        1. Helena,
          Se era de fato um problema cármico, e terminou, será muito difícil o retorno de tal relação romântica.
          Evidente, que tudo pode acontecer, mas é raro.
          Boa sorte,
          Dalton

      1. Thay, não é simples assim.
        A quem foi terrível conosco, o que devemos fazer é tentar fazer um desvencilhamento cármico, ou seja, perdoar, esquecer e ficar livre do traste.
        Não é fácil, eu seu, tenho um caso grave com meu pai de vida e morte.
        Há várias técnicas de busca do perdão: oração do perdão da Seicho No ie, Hoponopono, e outras.
        Pesquise uma que se encaixe bem em seu perfil psicológico.
        Obrigado por nos visitar e comentar.
        Dalton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com