GOTAS DE SABER CONSCIENCIAL

SER ESPÍRITA

Há uma ingerência espiritual e administrativa de ideias preconceituosas. O que era para ser a religião Espírita está se transformando em Kardecismo e Evangelismo. Quem se limita a Kardec ou ao Evangelho (seja ele qual for) não é espírita: é Kardecista ou Evangelista.

O Espiritismo, como propôs o próprio Kardec originalmente, deveria ser um estudo sistemático e isento EM CONTÍNUA EXPANSÃO E MODIFICAÇÃO. O Espiritismo, originalmente é a ciência que estuda a espiritualidade, portanto estuda o astral, a multidensidade, a reencarnação, o karma, as bioenergias e os espíritos. Quem se limita a um autor exclusivo, não evolui e se extratifica nele. Exemplo: Se apenas admito o José como autor, eu sou um gurulátrico Joselitista.

Já há estudos sérios e isentos de Espíritas de mente aberta avaliando melhor e sem paixão Allan Kardec e sua obra. Citarei um breve trecho:

(…) “Kardec externava também ideias que hoje em dia seriam consideradas “racistas” com relação a povos indígenas e a povos negros em geral, apesar dessas ideias serem em sua época bastante comuns, sendo importante assinalar que seus sentimentos e ideias a esse respeito se situavam claramente em um bom nível de humanidade e coerência com sua visão metafísica-reencarnacionista. Mas ele, contudo, não estava isento de graves contradições mesmo com relação a isso… Um exemplo interessante é seu texto sobre a Perfectibilidade da Raça Negra em termos físicos, publicado na Revista Espírita de abril de 1862. Kardec defendia (ou concordava com) a ideia de que a “raça negra” era fisicamente inferior às “raças brancas”, e que consequentemente recebia a encarnação de espíritos inferiores. A “raça negra” só era, segundo ele afirma nesse texto, “perfectível” (ou seja, passível de aperfeiçoamento) através de cruzamentos com as “raças brancas” (superiores).”Retirado de: <http://pt.scribd.com/doc/56222360/Erros-em-Kardec-Os-Momentos-Iniciais-da-Codificacao-da-Doutrina-Espirita> – 23/05/2012 – Copyright © Júlio Cesar de Siqueira Barros. Quarta revisão em 15 de novembro de 2007.

Cabe manter sempre presente a assertiva de Kardec: “O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro.” – KARDEC, A. “Introdução ao estudo da doutrina espírita”. In: O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 58a edição. Rio de Janeiro: FEB, 1983, p.30.

Temos que retificar Kardec e ir além dele. Não há jeito, seja cientista, cético ou crente, toda paixão cega e torna o ser humano irracional.

Para efeito de curiosidade e complementação, acrescento o excelente debate:

SER ESPÍRITA, espírita, espiritismo, espiritual, ci~encia, ci~encia espírita, ciência espiritualista,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com