ASSISTENCIALIDADE X ASSISTENCIALISMO

Assistir, ajudar, cooperar, comungar, são vários os termos e expressões utilizados para ilustrar melhor o que se chama de caridade e vários são seus tons, nuances e desdobramentos.

O assistencialismo é paternalista e consolador, pois dá o peixe e não ensina a pescar. Geralmente é religioso, piegas, emocional e doutrinador. É o que deseja fisgar o ajudado para engordar as fileiras de seu time (proselitismo). É simpático e afaga as cabeças, egos e incentiva a preguiça mental e evolutiva. Adora fornecer gratuidades. É o que chamamos de tarefa da consolação[1].

A assistencialidade é o esclarecimento fraterno, sem empáfia, vaidade ou arrogância, mas com isenção emocional, sem proselitismo, que consola no início, sem hipocrisia e depois esclarece com franqueza elegante, mas com educação cordial. É o que chamamos tarefa do esclarecimento.

[1] Tarefas de consolação e tarefas de esclarecimento: são duas áreas, conceitos ou modos básicos de fazer a caridade (ou assistencialidade). A consolação dá o peixe, o esclarecimento ensina a pescar. Qualquer uma das duas pode ser priorizada, mas devem preferencialmente ser combinadas de forma adequada ao contexto.

2 comentários em “ASSISTENCIALIDADE X ASSISTENCIALISMO”

  1. Obrigado por tão importantes esclarecimentos e da maneira prática que você aqui colocou. Vou indicar teu blog para os meus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com