Dejà-vu

« Back to Glossary Index

Expressão de origem francesa que indica já-visto. Que na verdade possui mais amplitude e refere-se a: prévio, já-visto, já-sentido, já-encontrado, já-visitado, já-vivido, já-amado, já-ouvido, já-lido, já-experimentado, já-vivenciado, etc. Retirando as possibilidades reais de falso dejà-vu como a paramnésia, cansaço intelectual, e em psicopatias em geral, cujo percipientes sofrem alterações de memória, ela é um fato comum do parapsiquismo cotidiano e popular.

É um acesso ao próprio inconsciente, que revela conhecimento prévio, ou impressão de já ter visto ou conhecer alguém ou algum lugar, já ter vivido uma situação (geralmente o dejà-vu eclode no momento em que vivenciamos a experiência).

Há várias possibilidades para tal fenômeno, quando descartadas as condições psicopatas. O indivíduo pode já ter se projetado (experiência fora do corpo), naquele local ou conhecido a pessoa no plano extrafísico. O percipiente pode apenas estar se recordando de eventos que foram planejados em curso intermissivo recente. Pode estar identificando pessoa com quem já conheceu e/ou viveu em vida anterior.

Há dois tipos de dejaísmo: o dejaísmo intrafísico que ocorre no plano físico e o dejaísmo extrafísico que ocorre no plano astral.

« Voltar ao índice do glossário
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com