O QUE É MULTI, TRANS, INTER, PLURI E METADISCIPLINARIDADE

O QUE É MULTI, TRANS, INTER, PLURI E METADISCIPLINARIDADE

Multidisciplinaridade

A multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas, sem, contudo, relação direta entre elas. Se o objeto de estudo for a cidade de Curitiba – PR, por exemplo, a Geografia trabalhará a localização física e social, a Biologia tratará da vegetação, a Bioenergética estudará as energias naturais de água, terra, vento e pessoas da região (holopensene), mas as abordagens são específicas de cada disciplina e não há interligação entre elas.

Transdisciplinaridade

Diz respeito ao que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através e além delas (visão de conjunto, unidade de conhecimento). Abordagem mais complexa em que a divisão por disciplinas deixa de existir. Apenas viável quando não houver mais a fragmentação do conhecimento, herança do paradigma newtoniano-cartesiano.

Interdisciplinaridade

Quando duas ou mais disciplinas inter-relacionam seus conteúdos, para aprofundar determinado campo do conhecimento. Dessa forma, o professor de Geografia, ao falar da localização de Curitiba, poderia utilizar um texto poético, assim como o de Ciências analisaria a história da ocupação da cidade, para entender os impactos ambientais daquele contexto. É também uma transdisciplinaridade.

Pluridisciplinaridade

Diz respeito ao estudo de objeto de uma única disciplina, através de diversas disciplinas ao mesmo tempo, o que integra o conhecimento. Outra faceta da transdisciplinaridade.

Metadisciplinaridade

Termo que criamos e apresentamos agora. É a pluridisciplinaridade multidimensional (ou multidensional), onde um objeto-evento é estudado sob o ponto de vista de vários níveis de densidade e sutileza bioenergéticas e várias dimensões conscienciais, seja física, astral, mental e outras mais.

O que você achou?

Sobre o(a) autor(a)

Dalton Campos Roque - auto intitulado como "Tio Dalton" de forma irreverente, sempre bem humorado e brincalhão. Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia e em Educação em Valores Humanos. Manifestou eventos paranormais e mediúnicos desde o berço e foi criado neste meio, pois seu pai e dois irmãos também manifestavam fenômenos parapsíquicos ostensivos. Começou a aprender com o pai (que é médico e Parapsicólogo) Parapsicologia e Hipnose a partir dos 14 anos de idade. ----- Professor de Informática, espiritualista universalista, médium intuitivo, curioso e espontâneo em desconstruir falácias religiosas, espiritualistas e "New Age's". ----- Curte Rock Progressivo, Rock pesado, música New Age e músicas mais espirituais em geral, adora filmes de ficção científica e ação. Curte eletrônica, áudio, física e matemática. ----- É simples, irreverente, se denomina "caipira" e "sente muitas saudades de seu planeta". ----- O que mais aprecia é escrever, aprender, criar "coisas" novas e originais e organizar conhecimento com tendências mais científicas. Detesta o misticismo exacerbado New Age, o que considera uma desinformação. --- Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.

Deixe um comentário

Comentário (requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requerido)
E-mail (requerido)