MULTI, TRANS, INTER, PLURI E METADISCIPLINARIDADE

O QUE É MULTI, TRANS, INTER, PLURI E METADISCIPLINARIDADE

Multidisciplinaridade

A multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas, sem, contudo, relação direta entre elas. Se o objeto de estudo for a cidade de Curitiba – PR, por exemplo, a Geografia trabalhará a localização física e social, a Biologia tratará da vegetação, a Bioenergética estudará as energias naturais de água, terra, vento e pessoas da região (holopensene), mas as abordagens são específicas de cada disciplina e não há interligação entre elas.

Transdisciplinaridade

Diz respeito ao que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através e além delas (visão de conjunto, unidade de conhecimento). Abordagem mais complexa em que a divisão por disciplinas deixa de existir. Apenas viável quando não houver mais a fragmentação do conhecimento, herança do paradigma newtoniano-cartesiano.

Interdisciplinaridade

Quando duas ou mais disciplinas inter-relacionam seus conteúdos, para aprofundar determinado campo do conhecimento. Dessa forma, o professor de Geografia, ao falar da localização de Curitiba, poderia utilizar um texto poético, assim como o de Ciências analisaria a história da ocupação da cidade, para entender os impactos ambientais daquele contexto. É também uma transdisciplinaridade.

Pluridisciplinaridade

Diz respeito ao estudo de objeto de uma única disciplina, através de diversas disciplinas ao mesmo tempo, o que integra o conhecimento. Outra faceta da transdisciplinaridade.

Metadisciplinaridade

Termo que criamos e apresentamos agora. É a pluridisciplinaridade multidimensional (ou multidensional), onde um objeto-evento é estudado sob o ponto de vista de vários níveis de densidade e sutileza bioenergéticas e várias dimensões conscienciais, seja física, astral, mental e outras mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com