A MECÂNICA QUÂNTICA E AS LOUCURAS EXOTÉRICAS

Autor desconhecido

❝Com o advento da física quântica na primeira metade do século XX, sob a tutela dos doutores Bohr, Plank,Heisenberg e outros, abriu-se um novo tempo na ciência. O homem penetrou com maior profundidade os divinos mistérios da matéria e ampliou seus domínios no microcosmo atômico. No mesmo barco, como era de se esperar, entraram discrepâncias mil, dentre as quais, as mitificações exotéricas capazes de perverter e aloprar qualquer assunto.

A palavra ‘quântico’ provém do latim ‘quantum’ e dimensiona as menores unidades mensuráveis a nível subatômico. Nesta escala, constatou-se que a matéria comporta-se alheia ao padrão mecanicista de Newton e que, dentre outras importantes características, tende a se apresentar como ‘partícula’ ou ‘onda’ conforme o ponto de vista do observador.
Numerosos fatores compõem esta equação, no entanto, viu-se disposta a oportunidade para afirmativas (do tipo ‘The Secret’) de que a mente humana pode mudar a substância de qualquer coisa; pior, colocaram essa sentença na boca da ciência, dando um ar perfeitamente lógico ao completamente abusivo.

Daí nasceram as famigeradas vendas de ‘iniciação quântica’, ‘reprogramação (espiritual!) do DNA’, ‘limpeza atômica’ e ‘queima de carma’…
Obviamente que a mente exerce influência sobre o corpo e a vida, ninguém o nega. Todo destempero se dá quando a leviandade conduz a conclusões insanas, de que a ‘instabilidade’ d’algumas partículas subatômicas autorizam a irresponsável pregação de que basta ‘pensar positivo’ para que tudo de negativo se dissolva, o mundo se transmute em paraíso e se vá viver com Alice, no país das maravilhas.

Da mesma maneira que certas possibilidades da biologia marinha encontram limitações no reino mamífero, nem todas as idiossincrasias da mecânica quântica podem se submeter a simples imposição da vontade humana.Ou seja: cada macaco no seu galho, cada galho na sua árvore!
O micro, meso e macrocosmo são dirigidos pelas mesmas Leis mas não estão no mesmo nível e, claro, não são a mesma coisa.

Já o ‘salto quântico’ existe e, em física, caracteriza a troca energética entre partículas, ocasionando mudanças na estrutura íntima do átomo. Simples. Mas o que acontece? Escolas e doutrinas diversas apregoam que qualquer um pode passar por um ‘ritual quântico’, adquirir certos segredos e saltar (pular, passar) para um novo estágio de vida, tornando-se um mestre ascenso e vivendo, feliz para sempre, na Terra do Nunca.

Não se engane, nenhuma árvore cresce do dia para noite.
Inexiste ‘salto’ que abrevie o inadiável trabalho sobre si e lhe atravesse, incólume, sobre teus abismos!❞

O que você achou?

Deixe um comentário

Comentário (requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requerido)
E-mail (requerido)