EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA E PERSPECTIVAS DE FUTURO

EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA E PERSPECTIVAS DE FUTURO

As religiões crescem, os conflitos raciais aumentam, as diferenças sociais se multiplicam, as guerras se intensificam, as doenças não diminuem, as favelas aumentam. O que será do homem?

  • As coisas não evoluem com o passar do tempo?
  • Antes, não éramos homens das cavernas?
  • Não dizem que o homem é um ser social?
  • Não declaram que estamos em uma civilização?

Novos sistemas de governo, políticos e administrativos são criados, novas leis trabalhistas e legislações. Por que as coisas não melhoram?

Temos a eletrônica, a microeletrônica, os computadores, radares, satélites, celulares, o raio laser, as estruturas sofisticadas em concreto e aço, os reatores nucleares, softwares para tudo, a Internet, os carros sofisticados, o avião supersônico, a exploração da lua, as sondas para outros planetas, a reciclagem do lixo, os efeitos especiais para o cinema, a fibra ótica, a TV a cabo, a clonagem, os robôs, as redes de água, a luz e o telefone. Mas então, o que está errado?

Antes se acreditava que com o advento da tecnologia, todos os problemas do homem estariam resolvidos. Não é bem assim. O poder está nas mãos de poucos, e as riquezas também. A distribuição de renda está cada vez mais injusta. Por incrível e paradoxal que pareça, na Grã-Bretanha, onde há um alto poder aquisitivo e uma das melhores distribuições de renda do mundo (dados do ano 2000), a violência e as depredações têm aumentado.

A maioria das riquezas e investimentos em todo planeta são prioritariamente aplicados em fins militares: tecnologia e mão-de-obra militar. Do que sobra, parte é desviada para os bolsos dos corruptos, outra parte é aplicada em obras eleitorais, apenas com finalidades de reeleição, propaganda. Obras faraônicas que às vezes não prestam qualquer benefício às populações. No final de tudo, o que sobrar, é aplicado na educação e na saúde.

As propostas políticas e administrativas dos projetos eleitorais procuram soluções imediatistas. Assim, também cobram as populações dos políticos maravilhosos que elegeram: soluções imediatas.

 

“Quero resolver o problema dos buracos de minha rua”.

“É preciso resolver o problema da violência nesta cidade”.

“Está uma vergonha esta sujeira, é preciso limpar a cidade”.

“Com estes buracos não há carro que resista”.

“Quanta corrupção na Previdência Social, tem que colocar todos na cadeia”.

São apenas algumas expressões que revelam os problemas sociais imediatos de muitos municípios do mundo.

Não acreditamos em soluções imediatas e nem parciais. Sem uma visão de conjunto ampla e sem perder de vista os aspectos morais e conscienciais, nunca será possível resolver alguma coisa definitivamente. Chega de soluções imediatas que resolvem mal e porcamente os problemas sociais por um curto espaço de tempo, iludindo as populações que também não fazem por onde merecer algo melhor. A ciência sem o bem de nada vale. A política sem o amor ao ser humano não presta.

É preciso elevar o nível de consciência das massas, primeiro priorizando a educação, a informação, a parte intelectual, e depois criando um forte valor moral, constituindo um caráter, uma personalidade construtiva, para termos um futuro melhor. Saibam os pais, professores, educadores, psicólogos, psicopedagogos, diretores e donos de escolas e instituições de ensino, artistas, atores, profissionais liberais, líderes comunitários, líderes políticos e formadores de opinião de forma geral que só é possível educar e formar o caráter de alguém através de exemplos cotidianos, desde as pequenas – e principalmente nestas – até as grandes coisas. Não adianta manter a fracassada máxima: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.

Um simples exemplo disto: pais que fumam e proíbem os filhos de fumar. Existe maior incoerência?

Saibam que o processo planetário que estamos passando é um processo Kármico depurador. O presente e o futuro estão em nossas mãos. Melhoremos já e colheremos os frutos já. Senão, precisaremos aguardar ainda algumas vidas para que os valores morais e humanitários sejam priorizados. Não espere o seu vizinho ou parente melhorar para você ir atrás. Tome a iniciativa, seja corajoso, ame, viva e seja feliz. Não há dinheiro neste mundo que compense uma consciência pesada. Tenha a consciência leve, limpa e livre para ser feliz.

Seja radicalmente honesto consigo e com as pessoas, honre os seus compromissos com máxima qualidade, não traia seus princípios, procure fazer cada vez melhor, ajude, ore por você e pelo planeta, crie paz dentro de seu coração e deseje fortemente a paz mundial. Não jogue lixo no chão, não minta, não critique e não condene sem antes ponderar muito. Seja saudável, não fume. Enfim, seja cordial, simpático e educado. Sorria e dê bom dia. Seja feliz e acredite em você e em seu potencial espiritual.


Coincidência é uma ilusão, é o resultado de ações anteriores

executadas, sejam sutis, sejam sensíveis.


Eis aqui belas expressões que nos ajudam a evoluir:

  • Por favor…
  • Desculpe-me…
  • Com licença…
  • Obrigado!
  • Bom dia!

A escolha é nossa. Será que precisamos vivenciar uma guerra para descobrir o amor?

 

Que a Paz prevaleça no mundo

Para terminar este texto, citamos as palavras de Mahatma Ghandi.

Você deve ser a mudança que quer ver no mundo.”

Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre.”

Discordar honestamente pode ser um bom sinal de progresso rumo ao entendimento.”

A liberdade não tem valor se não incluir a liberdade de cometer erros.

Onde há amor, há vida.”

As coisas que podem nos destruir são: política sem princípios, prazer sem consciência, riqueza sem trabalho, conhecimento sem caráter, negócios sem moralidade, ciência sem humanidade e adoração religiosa sem sacrifício.”

A disciplina, quando não é baseada na não violência, pode se tornar uma fonte de inúmeros males.”

O amor é a força mais sutil que há no mundo.”

A força não vem da aptidão física. Ela é o resultado de uma vontade indomável.”

A verdade sem humildade torna-se uma caricatura arrogante.”

A verdadeira não violência deve ser o resultado de uma completa liberação da raiva, ódio, má vontade. Deve ser um amor compassivo por todos.”

Que a Paz prevaleça no mundo.”

Mahatma Ghandi

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com