depressão

DESÂNIMO, PREGUIÇA E DEPRESSÃO

Quem já não teve um dia de desânimo, preguiça ou depressão, atire a primeira pedra! Na maioria das vezes é fácil reagir, basta um pouquinho de vontade. Recomendo, ao menos, vinte minutos de caminhada diária. Se preferir outros exercícios, tanto melhor. O exercício físico faz com que nossas glândulas produzam as endorfinas, os hormônios do prazer. Quando você se exercita de manhã, o dia inteiro fica bom e à noite você dorme melhor. Os deprimidos devem usar também roupas claras, coloridas (leia sobre cromoterapia) e bonitas, ouvir músicas alegres, usar perfume a gosto e procurar fazer o que se gosta: companhias e hábitos sadios (inclusive passatempos como cuidar de bichos, jardinagem e leituras saudáveis).

O bom humor é um ótimo remédio. Existem depressões graves de origem fisiológica. Para essas situações, só um tratamento específico. Suco de acerola, café ou guaraná podem ser bons estimulantes. Não use os dois últimos em excesso. Como semelhante atrai semelhante, a lei espiritual mais básica e importante, o deprimido ou preguiçoso atrairá espíritos afins a este estado e, por conseguinte, se sentirá pior se não reagir a tempo.

Por minha análise intuitiva, acredito que grande parte das pessoas muito orgulhosas e arrogantes há várias vidas, quando não melhoram, chegam ao ponto em alguma vida, que o orgulho se transforma em depressão. A humildade é um excelente remédio para estes casos, o que não é fácil para pessoas com orgulho e arrogância arraigados ao histórico multissecular da consciência. Há pessoas que não reconhecem um erro e sequer pedem desculpas numa vida inteira.

A OMS – Organização Mundial de Saúde calcula que cerca de 20% da população mundial já sofreu ou vai sofrer de depressão algum dia da vida[1]. Conforme a OMS, a depressão afeta cerca de 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 13 milhões de depressivos.[2] Para se ter uma ideia grosseira a tristeza que ultrapassar a três semanas, se transforma em depressão. Após este prazo a serotonina (hormônio produzido pela glândula pineal) sofre transtornos bioquímicos. As mulheres procuram o tratamento com mais facilidade, pois o machismo ignorante dos homens faz com que eles se sintam “frouxos” para procurar ajuda. Aconselha-se procurar todos os meios de apoio: espiritual, psicoterapia e psiquiátrico. Procure seu médico de confiança.

A síndrome do pânico é vizinha da depressão, andam juntas. Esta só acontece em grandes cidades e a família pode ajudar. Há famílias rudes que acham que é “frescura”, mas pode ser doença de verdade. Se uma família for sensível e inteligente, deve dar apoio moral e psicológico sem depreciar seu parente.

[1] Site <http://www.unimeds.com.br/preview/?cod=1759> – janeiro/2008.

[2] Site <http://www.boehringer-ingelheim.com.br/conteudo.asp?conteudo=932> -jan/2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com