PRANA pranayama

O QUE É PRANA E PRANAYAMA

O princípio da vida é o nome da energia imanente pela nomenclatura Hindu. É a soma total da energia, a força etérica manifestada no Universo. É a soma total das forças da natureza e dos poderes latentes no homem e em torno dele. Prana é mais sutil que o ar, é a energia essencial que está dentro de tudo em todo o Cosmos. Calor, luz, eletricidade, magnetismo, são manifestações do prana. Qualquer coisa que se mova ou tenha vida é uma expressão ou manifestação do prana.

 

O prana pode ser divido em cinco tipos:

  1. Prana – concentra-se no cérebro e move-se para baixo governando a respiração. Está ligado à inteligência, à sensibilidade, às funções motoras principais. É o principal tipo de energia cósmica.
  2. Vyana – concentra-se no coração. Age no corpo inteiro governando o sistema circulatório, as articulações e os músculos. É captado do ar inspirado nos pulmões e da energia dos alimentos.
  3. Samana – concentra-se no intestino delgado, governa o aparelho digestório e é captado principalmente pela energia vital dos alimentos vivos (sementes, frutas, etc.).
  4. Udhana – concentra-se na região da garganta e governa a fala, o teor da voz, a força vital, a força de vontade, o esforço, a memória e a exalação do ar. É captado, sobretudo da energia que advém do chacra da garganta.
  5. Apana – concentra-se no baixo ventre, governa a evacuação e a micção, a potência sexual, o fluxo menstrual e o processo de parto. É captado pelo chacra localizado na base da coluna, básico, e pelo dos órgãos genitais (chacra sexual ou genésico).

 

O que é pranayama?

São técnicas de respiração para captar e assimilar de forma mais eficiente o prana através de exercícios respiratórios. Muito utilizado pelos iogues. Prática respiratória para o domínio bioenergético.

Pranayama é uma palavra sânscrita e significa respiratório. Ele é o quarto ramo do Raja Yoga (ou quarto passo na senda dos oito aforismos) exposto no Yoga Sutras de Pátañjali, o grande codificador do Yoga. Prana é a fonte de energia. Pranayama é o conhecimento e controle do Prana.

2 comentários em “O QUE É PRANA E PRANAYAMA”

  1. Olá Dalton, ainda n li nada do que vc escreveu, mas me interessei bastante , e me tocou tua espontaneidade e humildade, sem nenhuma cerimônia que convidar vc para um grupo de irradiação e energização, para pessoas , almas e situações, de necessitados, sempre nos trabalhamos pela manha, somente 20 minutos e ou 17:40 até as 18:00. Somos em 10 pessoas e se tiveres interesse me diz; abraço fraterno . 22 981202765.

    1. Pedro, não tenho como assumir este compromisso.
      mal dou conta dos meus por aqui.
      Estou tentando terminar e lançar meu livro mais recente e está dando um trabalhão.
      Mas eu me sinto honrado com convite.
      Vez ou outra eu também vibro pela humanidade.
      Continuem firmes e animados.
      Paz e Luz,
      Dalton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com