ESPIRITISMO É PROGRESSISTA, MAS NO BRASIL SÃO CONSERVADORES

ESPIRITISMO É PROGRESSISTA, MAS NO BRASIL SÃO CONSERVADORES

Retirado de <http://www.interdependente.com/2018/03/espiritismo-sexualidade-politica.html>

Por AD Luna – ad.luna@gmail.com

O espiritismo no Brasil é conservador? O que ele fala sobre sexualidade, problemas sociais, política, racismo, entre outros temas?

 

Para Raphael Faé, 34 anos, editor do Jornal Crítica Espírita, o pensamento e as atitudes do movimento espírita brasileiro não se coadunam com a essência libertária da doutrina codificada no século 19. Ele foi o entrevistado da edição #33, do Interdependente – música e conhecimento, veiculada no dia 3 de março, na Universitária FM do Recife, e aqui, neste site. Além da conversa, durante o programa foram tocadas músicas do Grupo Bem, Criolo, Lynyrd Skynyrd e Phillip Glass.

 

Em 2013, Faé e seu amigo de infância Felipe Sellin criaram o Grupo de Estudos Espíritas Universitário e se reuniam, quinzenalmente, na Universidade Federal do Espírito Santo. “A gente tinha a necessidade de fazer um espiritismo que dialogasse com o mundo, de modo geral, com os temas da sociedade, com as correntes filosóficas, e científicas atuais. Algo que saísse do ‘espíritas falando para espíritas sobre o espiritismo'”, recorda.

 

Com o intuito de levar ao público o que era debatido nos encontros, reuniram os artigos em um jornal e, em janeiro de 2015, a primeira edição do Crítica Espírita foi publicada. O conteúdo vem de colaboradores convidados ou voluntários e pode ser acessado no site https://jornalcriticaespirita.wordpress.com/ . A diversidade de opiniões e de visões são sempre bem-vindas no veículo, contanto que regras básicas de civilidade sejam respeitadas.

 

Sob o pseudônimo de Allan Kardec, o francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, discípulo do reformador educacional Pestalozzi, codificou a doutrina espírita. Influenciado pelo iluminismo, Kardec acolheu o progressismo como um dos pilares do espiritismo. Tanto no quesito moral quanto no intelectual. A visão progressista se pauta pela melhoria da condição e dos relacionamentos humanos, alicerçada por ações econômicas e com apoio da ciência e da tecnologia. 

 

No Brasil, adeptos do espiritismo têm se pautado pelo conservadorismo, o qual se caracteriza pela manutenção de padrões e estruturas sociais, tradições e convenções. Como se explica tal paradoxo? Para Raphael Faé, é preciso estabelecer a separação entre o espiritismo, enquanto filosofia e doutrina, do movimento espírita brasileiro – que, nas palavras dele, é em boa parte, extremamente conservador, quando não, reacionário mesmo. “Ele [o movimmento] flerta com a ditadura, gosta do pobre na pobreza, não quer ver transformações sociais efetivas”, critica.

 

Faé aponta o espiritismo brasileiro como fenômeno de classe média, que por sua vez acaba por projetar seus preconceitos, ódios, questões mal-resolvidas e medos numa releitura distorcida. “Com isso, o espiritismo deixa então de ser uma proposta de transformação do mundo, de fim das estruturas injustas da nossa sociedade, para se tornar muitas vezes no justificador, no ratificador das misérias do mundo”, enfatiza.

 

Outro equívoco do movimento no Brasil, observado por Raphel Faé, diz respeito à crença de que espiritismo e política não dialogam. Utilizando o conceito de política como organização social, ele afirma que a doutrina é essencialmente política. “O espiritismo tem a prentensão de nos dar o modelo do que seria uma sociedade boa, melhor, regenerada. E seu maior projeto político é a regeneração planetária, é a transformação do planeta de provas e expiações para um planeta de regeneração. Nesse sentido, espiritismo e política, na verdade, tem tudo a ver”, defende.

 

Sexualidade e homossexualidade

 

De maneira geral, o espiritismo diz que os espíritos não possuem sexo. Eles podem reencarnar tanto em corpos femininos quanto em masculinos, o que lhes conferem experiências e aprendizados em busca de aperfeiçoamento moral e intelectual. “Agora, com relação à vivência da sexualidade, a espiritualidade, na obra de Kardec, traz muito pouca informação, na verdade praticamente nada. Deixando então no plano dos comportamentos em geral. Essa vivência não deve prejudicar ao próximo, tem que ser justa, amorosa e fraterna, tem que ter conteúdo afetivo, tem que ser positiva para as pessoas envolvidas nela, trazer crescimento para as pessoas”, discorre Faé.

 

Autores espíritas, de acordo com Faé, têm veiculado posições calcadas mais em preconceitos pessoais do que em embasamento teórico e científico, chegando ao ponto de dizer que certas vivências sexuais deveriam ser evitadas, em especial às relacionadas à homossexualidade. Neste caso, a pessoa homossexual deveria se guiar por uma espécie de castidade, que a levaria a evitar sofrimentos e ser mais feliz. “Porém, não há nada que corrobore isso dentro do espiritismo”, diz. Em momento algum, segundo ele, obras basilares do espiritismmo tratam do estabelecimento de comportamentos nas práticas sexuais. “Elas devem ser baseadas no respeito e no amor ao próximo. Ponto. Mais do que isso é opinião pessoal e invencionice das pessoas”.

 

Ouça a edição #33 do Interdependente na íntegra – ouça a entrevista original do podcast na íntegra aqui – https://www.mixcloud.com/adlunaluna/espiritismo/

 

 

2 comentários em “ESPIRITISMO É PROGRESSISTA, MAS NO BRASIL SÃO CONSERVADORES”

  1. Muito estranho denominarem o Espiritismo de progressista, quando vejo que os politicos progressistas, todos de esquerda (há progressista de direita?) envolvidos no projeto socialista, politico e economico, onde se vê um distanciamento dos fundamentos evangélicos. Há uma deturpação muito açucarada por aí. Sou conservador, liberal para a economia e vejo essa questão do espirita progressista uma semelhança muito grande com a Teologia da Libertação, aliás, o palavreado e os discursos são idênticos.

    1. Creio que o sentido de progressista aqui seja outro e não algo atrelado a política. A intensão da expressão, seria algo como “moderno”, “atual”, “contemporâneo”, despreconceituoso, aberto, universalista, entende?
      A política, de persi, como se pratica é apenas jogo de poder. Enquanto ideologia e conceitos ela sempre irá entrar em interseção com a ótica da consciência, ou seja, do espiritualismo, ou se preferir ser mais pontual, do espiritismo. Eu, o autor do site consciencial não sou espírita e nem religioso, me declaro, na falta de um termo melhor, espiritualista universalista – mas há pessoas que ainda distorcem esse termo, afinal, cada visão é apenas um reflexo do próprio nível de consciência do portador.
      Mas do ponto de vista espiritualista, ou melhor, da cosmoética, algo além da moral, da ética e da bioética, a cosmoética, também chamada “moral cósmica” tem suas próprias referências que são os espíritos ou consciências mais evoluídas. Essas leis são relativas e precisam de ser contextualizadas com imenso cuidado e exigem profundo conhecimento da matéria. Elas as vezes vão a favor ou contra as decisões dos governos – independente de serem de esquerda ou direita,a final são apenas rótulos de poder egoísta e não mais ideologias que pensam no bem estar público – e assim, as pessoas, de modo geral, tão limitas, podem chamar alguns espiritualistas idôneos e responsáveis, de “direitistas” ou de “esquerdas”, o que mais uma vez apenas comprova uma cultura limitada e uma mente restrita apenas no foco cego que deseja enxergar. Não falo de você, aqui é generalismo. Sofro com isso na página do Facebook em – http://www.facebook.com/consciencial – quando defendo a educação, vem um monte de pessoas com baixo QI, me acusando de “esquerdismo”, assim como sou acusado de “machismo” quando defendo a vida, quando defendo o NÃO AO ABORTO, assim, vou sendo rotulado pelo cego e egoísta ponto de vista de quem não consegue enxergar além do próprio umbigo e não pensa nas pessoas, no amor, na vida, na educação e na consciência. Eu agradeço carinhosamente seu comentário e espero que o meu seja bem recebido por você também, fique a vontade para comentar sempre, mesmo que discorde de mim ou de tudo no meu site, basta ser elegante como você foi aqui. Abração do Tio Dalton!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com